Treinamento e Educação

Em 2021, iniciativas de qualificação dos colaboradores seguiram privilegiando o ambiente virtual de formação, uma vez que as recomendações de distanciamento social se mantiveram pelo contexto da pandemia de Covid-19. A TIM investiu mais de R$ 10 milhões nos programas de treinamento e educação, de diversidade e de desenvolvimento, uma média de R$ 1.044 por colaborador, buscando prioritariamente a formação dos profissionais para atender às demandas do negócio e encarar os desafios contemporâneos do setor de telecomunicações. As ações abrangeram o desenvolvimento de capacidades digitais, técnicas e comportamentais das equipes.

No âmbito do Plano ESG, a TIM segue promovendo o fortalecimento da cultura corporativa para a sustentabilidade. Na plataforma interna de treinamentos, são disponibilizados diversos cursos para que os colaboradores compreendam melhor o modelo de negócios sustentável da TIM. No encerramento do ano, 95% dos colaboradores haviam concluído formações sobre temas ambientais, sociais e de governança.

Principais iniciativas de qualificação na TIM

  • Treinamentos técnicos específicos: Têm foco na qualificação e atualização técnica para que os colaboradores possam executar as tarefas de suas respectivas funções.
  • Treinamentos transversais: Abordando assuntos comuns a diversas áreas, esses cursos apoiam a compreensão e preparação para superar desafios do negócio e contribuir para o resultado corporativo.
  • Treinamentos institucionais: Facilitam a integração do colaborador às políticas e cultura corporativa da TIM, contribuindo para a melhor ambientação na Companhia.
  • Jornadas de aprendizagem: São programas personalizados por área e temas específicos, como por exemplo, o programa Evolution que contempla a formação completa de líderes de lojas e consultores de vendas em temas institucionais, de liderança e de negócio, além do Journey to Cloud e do Agile Journey, voltados para a transformação digital da TIM.
  • Programa Onboarding: Acolhe e integra novos colaboradores, apresentando diretrizes corporativas sobre aspectos essenciais de conduta ética, combate à corrupção, contexto setorial e cenário competitivo, entre outros temas relevantes.

Para obter mais informações sobre treinamento e educação na TIM, acesse nosso Relatório ESG.