Histórico

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2005
2004
2003
2002
2001
1998
2021

Janeiro 2021: A TIM, junto com Vivo, Claro e Oi, assina contrato de compra e venda da UPI Ativos Móveis da Oi, em decorrência do resultado do procedimento competitivo de alienação dos ativos da operação de telefonia móvel da operadora.

Junho 2021: O Conselho de Administração da TIM S.A. aprova a segunda emissão de debêntures (primeira emissão de debêntures que conta com uma componente sustentável permitindo sua qualificação como sustainability-linked, de acordo com os princípios estabelecidos pela International Capital Markets Association – com metas ESG determinadas).

Julho 2021: TIM e Cogna firmam parceria com o objetivo de desenvolver ofertas combinadas com benefícios especiais visando o acesso à educação a distância através da plataforma Ampli. A parceria junta uma plataforma digital de ensino desenvolvida em conceito mobile-first, com a maior infraestrutura 4G do Brasil.

Novembro 2021: Aquisição das frequências de 4G e 5G em 2,3 Ghz, 3,5 Ghz e 26 Ghz em leilão realizado pela Anatel.

Novembro 2021: Fitch confirma o Rating Nacional de Longo Prazo da TIM S.A. em “AAA (bra)”

Novembro 2021: A TIM celebra acordo com a IHS Brasil para aquisição de participação societária na FiberCo Soluções de Infraestrutura S.A. (que passou a se chamar “I-Systems”), empresa constituída pela TIM para segregação de ativos de rede e prestação de serviços de infraestrutura. Como resultado do fechamento da transação, a IHS Brasil passou a deter 51% do capital social da I-Systems, permanecendo os restantes 49% sob o controle da TIM.

2020

Fevereiro 2020: Fitch atribui rating inicial ‘AAA (bra)’ à TIM Participações S.A.

Março 2020: A TIM e o Banco C6 firmam parceria estratégica com o objetivo de desenvolver ofertas combinadas com benefícios especiais para as bases de clientes das empresas. Pela primeira vez, serviços bancários digitais e de telecomunicações são unidos em uma só proposição. O acordo previa, ainda, a possibilidade de explorar sinergias de canais de venda e de pagamento, ampliando a distribuição de ofertas e otimizando custos.

Abril 2020: A Anatel aprova o Acordo de Compartilhamento de Infraestrutura de Rede entre TIM e Telefônica Brasil S.A.

Abril 2020: TIM anuncia que fechou um acordo com o Google Cloud para utilizar o Google Cloud Platform (“GCP”) como sua plataforma estratégica de nuvem para Big Data.

Junho 2020: O Conselho de Administração da Companhia aprova a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a Anatel e a TIM S.A.

Julho 2020: TIM reformula portfólio do TIM Black e traz ofertas com grandes pacotes de dados e internet que pode ser acumulada para o mês seguinte e roaming internacional. Clientes tem ainda acesso exclusivo a TIM Black Tech Store, para compra dos melhores produtos de tecnologia com descontos especiais.

Agosto 2020: Lançamento da nova dinâmica para a oferta TIM Pré TOP. Entre as principais ações e incentivos: (i) Introdução do TIM+ Vantagens – o primeiro programa de vantagens para clientes do pré-pago; (ii) Evolução para TIM Beta – possibilidade de “evolução” dos clientes que realizarem recargas recorrentes apenas através dos canais digitais para o TIM Beta; e (iii) Data Stack – os clientes que acumularem pelo menos R$ 30 em recargas no mês serão recompensados com um bônus de 1GB para utilizar no período válido de sua oferta.

Agosto 2020: O Conselho de Administração da TIM Participações S.A. e da TIM S.A. aprovam a incorporação da TIM Participações S.A. pela TIM S.A.

Outubro 2020: A TIM conclui sua simplificação societária e anuncia mudança nos códigos de identificação nas bolsas de valores (“tickers”) do Brasil (B3), de TIMP3 para TIMS3, e de Nova York (NYSE), de TSU para TIMB.

Outubro 2020: TIM e a Fiat Chrysler Automóveis fecham parceria inédita para oferecer soluções de conectividade embarcada em veículos das marcas Fiat, Jeep e RAM no Brasil. Como parte da estratégia global de desenvolver ecossistemas para serviços conectados e potencializar a experiência digital dos clientes, futuros lançamentos da FCA no país passam a contar com o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com a qualidade da cobertura 4G e rede de Internet das Coisas (“IoT”) da TIM.

Novembro 2020: A Fitch atribui o Rating Nacional “AAA (bra)” à TIM S.A.

Novembro 2020: A TIM introduz em seu plano TIM Black Família um marketplace de serviços onde os usuários podem escolher qual assinatura preferem em sua oferta: Netflix, HBO GO ou YouTube Premium, com a flexibilidade de trocar sem precisar mudar de plano. Além disso, o plano conta com o TIM Concierge, com uma loja com diversos serviços no app MEU TIM e com descontos em aparelhos.

2019

Maio 2019: TIM anuncia projetos-piloto para testes de 5G em 3 cidades.

Junho 2019: TIM introduz o conceito de hub de entretenimento para o mercado móvel com o lançamento do TIM Black Família.

Julho 2019: A TIM Live ultrapassa a marca de 500 mil clientes.

2018

Janeiro 2018: A TIM reforça o pilar de benefícios do plano TIM Black com novas parcerias fora do setor de telecomunicações – a operadora lança o programa de relacionamento TIM PRA MIM, que oferece descontos e vantagens exclusivas em diversas áreas como gastronomia, viagens e entretenimento.

Fevereiro 2018: A TIM celebra um memorando de entendimento (“MOU”) com a Oi S.A. para planejamento de compartilhamento de infraestrutura.

Julho 2018: TIM é a primeira operadora a ativar rede comercial de internet das coisas no 4G. Tecnologia NB-IoT adotada pela operadora possibilita a criação e o desenvolvimento de soluções voltadas para smart cities.

Dezembro 2018: A TIM lança o TIM Pré TOP, novo plano pré-pago com portfolio que apresenta novos benefícios e único do mercado que oferece redes sociais sem descontar da franquia de dados.

Dezembro 2018: O Conselho de Administração da TIM Participações aprova a primeira emissão de debêntures simples.

2017

Junho 2017: Lançamento do TIM Black, conceito de plano pós-pago que, além de ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil, possui benefícios e vantagens exclusivas.

Novembro 2017: TIM confirmada pelo 10º ano consecutivo na carteira do ISE.

2016

Abril 2016: A TIM muda sua marca e adota a assinatura “Evoluir é fazer diferente”.

Dezembro 2016: A TIM lança a primeira internet 4G em Fernando de Noronha e atinge mais de 1.200 cidades cobertas com a tecnologia ao final de 2016.

2015

Junho 2015: Lançamento do Live TIM Blue Box, central de entretenimento que integra – em um único aparelho – TV digital em alta definição gratuita e os conteúdos da Netflix e YouTube, além de TV paga através de uma parceria exclusiva com a TV Alphaville.

Outubro 2015: A TIM revoluciona o mercado mais uma vez e acaba com a cobrança diferenciada de chamadas entre operadoras, reformulando todo portfólio de ofertas.

2014

Maio 2014: Lançamento do Infinity Turbo 7, oferta para o segmento pós-pago de serviços de voz, web e SMS por R$7 para 7 dias.

Junho 2014: Lançamento da oferta Infinity por dia para o segmento pré-pago, com tarifa por dia de uso.

Julho 2014: A Live TIM ultrapassa a marca de 100 mil clientes.

Setembro 2014: Aquisição da frequência de 4G em 700 MHz em leilão realizado pela Anatel.

Outubro 2014: Lançamento de oferta que permite aos clientes se conectarem em até quatro aparelhos diferentes com apenas um pacote de dados, sem cobrança de mensalidade por chip adicional.

Novembro 2014: Lançamento do plano Controle WhatsApp, que permite enviar mensagens de texto e voz, fotos e vídeos através do aplicativo sem desconto da franquia de internet do usuário. O acesso ao WhatsApp continua liberado mesmo que o cliente atinja o limite da sua franquia de dados e sem redução de velocidade.

2013

Abril 2013: Lançamento do TIMmusic, aplicativo que dá acesso a milhões de músicas no seu celular.

Julho 2013: Criação do Instituto TIM, com a missão de criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência e inovação, que promovam o desenvolvimento humano no Brasil, tendo a tecnologia móvel entre os principais habilitadores.

Outubro 2013: Lançamento do Infinity Web+Torpedo, oferta para o segmento pré-pago com uma tarifa única diária para envio de SMS e navegação na internet durante o dia todo.

2012

Maio 2012: Alcançada a liderança no segmento pré-pago.

Junho 2012: Aquisição da frequência de 4G em 2,5 GHz em leilão realizado pela Anatel.

Novembro 2012: Lançamento do Liberty Controle Express, plano que mantém os benefícios de chamadas ilimitadas, simplificando a aquisição de um plano pós pago, sendo o único requisito ter um cartão de crédito.

2011

Junho 2011: aprovado na Assembléia Geral Extraordinária da Companhia a migração para o segmento especial de listagem denominado “Novo Mercado” da BM&FBovespa seguido pela conversão do número total de ações preferenciais em ações ordinárias da Companhia, na proporção de 0,8406 novas ações ordinárias para cada ação preferencial da Companhia.

Agosto 2011: a Companhia passa a ter apenas ações ordinárias negociadas no Novo Mercado da BOVESPA, utilizando o código “TIMP3” e American Depositary Receipts representativos de ações ordinárias de emissão da Companhia na New York Stock Exchange.

2010

Junho 2010: TIM atinge o primeiro lugar em market share de longa distância, ultrapassando concorrentes tradicionais do setor.

Julho 2010: Reformulação da oferta TIM Web, passando a tarifar por tempo de uso e não mais por volume de dados trafegados.

Agosto 2010: Lançamento das ofertas de dados Infinity Web e Liberty Web, que dão acesso limitado à internet para os públicos pré pago e pós pago, respectivamente.

Setembro 2010: A TIM é a primeira a lançar o Iphone 4, reforçando seu posicionamento como empresa inovadora.

Outubro 2010: Lançamento da oferta Infinity Mais que agrega a terminação para telefones fixos dentro do conceito Infinity, pagando somente o primeiro minuto da ligação.

Dezembro 2010: Aquisição de sobras de faixa de frequência do SMP, podendo ampliar sua cobertura 2G e intensificar sua presença na região Norte do país e nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

2009

Abril 2009: TIM dá início ao lançamento de seu novo portfólio de ofertas com o plano ‘Infinity’.

2008

Abril 2008: TIM inicia a prestação de serviços de terceira geração por meio da marca “TIM 3G+”. O novo TIM 3G+ inclui serviços como: banda larga móvel, vídeo-chamada e TV móvel. Além disto, a TIM estabeleceu parcerias resultando em alianças com as principais empresas de internet e conteúdo, e serviços de Internet para celular como forma de oferecer conteúdos exclusivos e de qualidade aos clientes.

Julho 2008: TIM lança, em parceria com a HP, o primeiro notebook 100% conectado do Brasil, contendo modem e TIM Chip embarcados.

Setembro 2008: Lançamento do ‘TIM Fixo’, estabelecendo mais um marco na estratégia de convergência da Companhia. Lançando através de uma oferta inovadora em mais de 300 cidades em todos os estados brasileiros, a TIM torna-se um concorrente alternativo no mundo da telefonia fixa.

Dezembro 2008: TIM lança o iPhone 3G, com ofertas exclusivas especialmente adaptadas para o aparelho revolucionário da Apple.

2007

Maio 2007: A TIM adquiriu licença de telefonia fixa nacional.

Setembro 2007: A TIM adquiriu novos lotes de freqüência em 900 Mhz e 1,8 Ghz relativos às sobras de freqüência (SMP) através de leilão feito pela Anatel.

Dezembro 2007: A TIM adquiriu freqüências de 3G em 1,9 GHz e 2,1 GHz, para todo o país (exceto o Triângulo Mineiro), o que a permite oferecer serviços de 3ª geração em todos os Estados, como oferta de banda larga móvel.

2005

Maio 2005: Aprovado a incorporação da totalidade das ações da TIM Sul e da TIM Nordeste pela TIM Participações.

Agosto 2005: A sede da TIM Participações é transferida para a cidade do Rio de Janeiro (RJ).

2004

Agosto 2004: Os acionistas da Tele Nordeste Celular (TND) e da Tele Celular Sul (TSU) aprovaram em Assembléia Geral a incorporação da TND pela TSU, deixando a incorporada de existir. Adicionalmente a Tele Celular Sul alterou sua denominação social para TIM Participações S.A.

Outubro 2004: As ações da TIM Participações passaram a ser negociadas na Bovespa, com o nome de pregão TIM PART. S.A., permanecendo com os antigos códigos de negociação da Tele Celular Sul, ou seja, TCSL3 para as ações ordinárias e TCSL4 para as ações preferenciais.

Outubro 2004: Os ADRs da TIM Participações passam a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), mantendo seu código TSU.

2003

Julho 2003: a Companhia lançou o Código de Seleção de Prestadora (CSP), através do qual o usuário passou a escolher a prestadora de serviço de longa distância. A escolha da prestadora para as ligações feitas a partir do celular faz parte das exigências do SMP.

Agosto 2003: A Companhia lança a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication) no seu mercado de atuação.

2002

Setembro 2002: A Companhia lançou a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication) ao iniciar suas operações comerciais nas áreas onde adquiriu licenças nas Bandas D e E.

Dezembro 2002: A Companhia converteu suas respectivas concessões para prestar serviços no regime de Serviço Móvel Celular (“SMC”) em autorizações para prestar serviços no regime Serviço Móvel Pessoal (“SMP”).

2001

Janeiro 2001: A TIM adquire licenças nas Bandas D e E de telefonia móvel celular, passando a ser o único grupo autorizado a oferecer os serviços para todo o país, operando com a mesma marca nas diversas regiões.

1998

Setembro 1998: As ações ordinárias e preferenciais da Tele Celular Sul começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa.

Novembro 1998: Os ADRs da Companhia começaram a ser negociados na Bolsa de Valores de Nova York – NYSE.