Visão Geral, Indicadores e Índices

  • Visão Geral
  • Principais Indicadores
  • Índices ESG

A TIM trabalha com a convicção de que seus negócios devam ser conduzidos levando em consideração as expectativas de todos aqueles com os quais interagimos, os chamados “stakeholders” (literalmente as “partes interessadas”, ou seja, as pessoas ou entidades que estejam envolvidas nas nossas atividades). Nós agrupamos esses públicos em oito categorias: clientes, fornecedores, concorrentes, organizações da sociedade civil, meio ambiente, comunidade, acionistas (stakeholders externos) e recursos humanos (stakeholders internos).

Consideramos as necessidades de todas as nossas partes interessadas, não só porque acreditamos que é justo fazê-lo sob o ponto de vista ético, mas também porque estamos convencidos de que somente desta maneira o nosso negócio se manterá ao longo do tempo.

O objetivo da TIM é conseguir o equilíbrio nas dimensões de sustentabilidade econômica, ambiental, social e de governança. Nessa perspectiva, a sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance (traduzido, significa Ambiental, Social e Governança) e ela está diretamente ligada ao posicionamento da TIM. Temos demonstrando ao longo dos anos nosso engajamento com o mais alto nível de governança corporativa, responsabilidade econômica e forte compromisso com os aspectos sociais e ambientais.

Esse compromisso nos possibilitou ser a única empresa no setor a ser listada no Novo Mercado da B3, a ter Comitê de Auditoria Estatutário, se mantendo por 14 anos consecutivos na carteira ISE e integrante do índice S&P/B3 Brasil ESG.

Alinhado com nossos Valores e com os princípios de ESG descritos, operamos também de acordo com um conjunto de Políticas específicas que tratam de diferentes aspectos relacionados ao tema de ESG. Além disso, em dezembro de 2020, a TIM criou o Comitê de ESG para assessoramento ao Conselho de Administração (CDA) da companhia em assuntos ligados a questões ambientais, sociais e de governança. O comitê é formado por membros do próprio CDA.

Além disso, a TIM considera os seguintes temas como materiais em seu desenvolvimento sustentável, definidos a partir de análises qualitativas e quantitativas para identificar a importância de cada tema, com aderência às diretrizes e recomendações da Global Reporting Initiative (GRI):

Temas identificados como prioritários no processo de materialidade

  • Investimento em infraestrutura e confiabilidade da rede
  • Inovação aplicada a produtos e serviços
  • Inclusão digital e acesso à conectividade
  • Experiência do cliente e qualidade dos serviços

  • Proteção de dados, privacidade do cliente e segurança cibernética
  • Ética e governança nos negócios
  • Saúde, bem-estar e gestão dos colaboradores

  • Promoção da diversidade e igualdade de oportunidades
  • Gestão de energia
  • Gestão de resíduos na operação e pós-consumo
  • Gestão estratégica e responsável de fornecedores

A pandemia da COVID-19 causou mudanças significativas na condução das operações das organizações no Brasil e no mundo e novas reflexões foram necessárias. A TIM realiza periodicamente a revisão do seu processo de materialidade, em média a cada dois anos, mas diante dos acontecimentos do ano de 2020, decidiu atualizar sua materialidade de 2019.

Partindo dos tópicos materiais identificados no processo de materialidade realizado em 2019, foram analisados documentos internos e estudos setoriais e de sustentabilidade, e realizadas consultas a stakeholders internos e externos, selecionados por serem os principais públicos impactados pelo negócio e operações da TIM. Foram entrevistadas lideranças da TIM – CEO e vice-presidentes – e um grupo de fornecedores, investidores, clientes, imprensa e governo.

As principais preocupações percebidas, levando em consideração também o contexto da pandemia, foram relacionadas a saúde dos colaboradores, a inclusão digital como um direito básico e o acesso à conectividade (telecomunicações como um serviço essencial permitindo a conexão das pessoas para trabalho, estudo, consultas médicas, relacionamentos à distância, entre outros). Temas como gestão de energia, inovação, investimentos em infraestrutura e privacidade de dados ganharam mais relevância. Também foi bastante mencionada a importância da diversidade e inclusão na Companhia.

O processo de materialidade identificou como prioritários para a TIM os seguintes temas:

Para obter mais informações sobre a matriz de materialidade da TIM, acesse nosso Relatório ESG.

A atuação da TIM em direção à sustentabilidade e em busca de melhores práticas ESG têm sido reconhecida em nossos principais indicadores e nas avaliações dos principais índices ESG de bolsas de valores e agências especializadas.

Veja abaixo nossos principais indicadores:

AMBIENTAL 2018 2019 2020
Consumo de energia dentro da organização (GJ) 2.566.395 2.614.121 2.288.041
Número de biosites ativos com baixo impacto urbano 841 1.582 1.679
Total de resíduos reciclados ou enviados para reúso (toneladas) 593 692 1.957
SOCIAL 2018 2019 2020
Investimentos sociais da TIM (R$ milhões) 8,5 10,4 12,5
Média de horas de treinamento por colaborador 35 38 37
% de mulheres no total de colaboradores 50% 50% 50%
% de mulheres em cargos de diretoria 17% 22% 19%
GOVERNANÇA 2018 2019 2020
% de membros independentes no Conselho de Administração 30% 40% 40%
% de mulheres no Conselho de Administração 20% 30%
Quantidade de membros no Conselho de Administração 10 9 10
% de colaboradores treinados em políticas e procedimentos de combate à corrupção1 94% 98% 99%
Nota média de Satisfação Nacional Móvel (Cliente pessoa física) 7,08 7,34 7,35

1  Considera como base os colaboradores ativos em dezembro de 2020.

 

Veja abaixo os principais compromissos assumidos em nosso Plano Estratégico 2021-23:

AMBIENTAL Resultado
2020
Carbono neutro (tCO2e, escopos 1 e 2) -30%
Ecoeficiência no tráfego de dados1 (bit/Joule) +64%
Energia renovável 64%
Emissões indiretas1 (tCO2e, escopo 2) -28%
Reciclagem de resíduos sólidos 96%
Meta
Plano ESG 2021-23
-100% 2030
+80% 2025
≥90% 2025
-70% 2025
≥95% 2023
SOCIAL Resultado
2020
Engajamento (por ano) >MQ3
Colaboradores negros
Mulheres na liderança
Colaboradores treinados na cultura ESG 99%
Colaboradores treinados em capacidades digitais 1.486
Presença 4G
Meta
Plano ESG 2021-23
≥80% 2023
≥40% 2023
≥35% 2023
≥99% 2023
+5.000 2023
100% 2023
GOVERNANÇA Resultado
2020
Reclamações de clientes1 (órgão regulador)
ISE, Novo Mercado e Pró-Ética Mantido
ISO 14001 e ISO 9001 Mantido
ISO 27001 e ISO 37001 Ongoing
Meta
Plano ESG 2021-23
-50% 2023
Manter 2023
Manter 2023
Obter 2022

1  Ano base 2019.

14 anos consecutivos na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE)
Integrante da carteira do Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2)
Integrante do Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG)
Presente na carteira do Índice Brasil 100 da B3 (IBRX 100)
Presente na carteira do Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada da B3 (IGC)
Integrante do índice S&P/B3 Brasil ESG
Integrante dos índices ESG do FTSE4Good
Integrante dos índices ESG do MSCI