Visão Geral, Indicadores e Índices

  • Visão Geral
  • Principais Indicadores
  • Índices ESG

A TIM trabalha com a convicção de que seus negócios devam ser conduzidos levando em consideração as expectativas de todos aqueles com os quais interagimos, os chamados “stakeholders” (literalmente as “partes interessadas”, ou seja, as pessoas ou entidades que estejam envolvidas nas nossas atividades). Nós agrupamos esses públicos em oito categorias: clientes, fornecedores, concorrentes, organizações da sociedade civil, meio ambiente, comunidade, acionistas (stakeholders externos) e recursos humanos (stakeholders internos).

Consideramos as necessidades de todas as nossas partes interessadas, não só porque acreditamos que é justo fazê-lo sob o ponto de vista ético, mas também porque estamos convencidos de que somente desta maneira o nosso negócio se manterá ao longo do tempo.

O objetivo da TIM é conseguir o equilíbrio nas dimensões de sustentabilidade econômica, ambiental, social e de governança. Nessa perspectiva, a sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance (traduzido, significa Ambiental, Social e Governança) e ela está diretamente ligada ao posicionamento da TIM. Temos demonstrando ao longo dos anos nosso engajamento com o mais alto nível de governança corporativa, responsabilidade econômica e forte compromisso com os aspectos sociais e ambientais.

Esse compromisso nos possibilitou ser a única empresa no setor a ser listada no Novo Mercado da B3, a ter Comitê de Auditoria Estatutário, se mantendo por 15 anos consecutivos na carteira ISE e integrante do índice S&P/B3 Brasil ESG.

Alinhado com nossos Valores e com os princípios de ESG descritos, operamos também de acordo com um conjunto de Políticas específicas que tratam de diferentes aspectos relacionados ao tema de ESG. Além disso, em dezembro de 2020, a TIM criou o Comitê de ESG para assessoramento ao Conselho de Administração (CDA) da companhia em assuntos ligados a questões ambientais, sociais e de governança. O comitê é formado por membros do próprio CDA.

Além disso, a TIM considera os seguintes temas como materiais em seu desenvolvimento sustentável, definidos a partir de análises qualitativas e quantitativas para identificar a importância de cada tema, com aderência às diretrizes e recomendações da Global Reporting Initiative (GRI):

Temas identificados como prioritários no processo de materialidade

  • Inovação e tecnologia
  • Inclusão digital e conectividade
  • Privacidade e segurança de dados

  • Eficiência energética
  • Qualidade dos serviços
  • Saúde, bem-estar e segurança

  • Ética, integridade e compliance
  • Transparência e relacionamento com os públicos prioritários

O processo periódico de elaboração da matriz de materialidade abrange a consulta a stakeholders externos e internos da Companhia. É um dos mecanismos que possibilita a revisão frequente das estratégias ESG da TIM, visando à melhoria contínua das suas práticas e seus compromissos.

Em 2022, a TIM renovou a sua matriz de materialidade à luz de novas tendências, que consideram os impactos nas perspectivas financeira e socioambiental, a chamada dupla materialidade, e também em linha com a nova Norma Universal da GRI publicada em 2021.

A nova matriz de materialidade norteia o reporte de informações do Relatório ESG 2022, além de ser base para o desenvolvimento da estratégia ESG da TIM.

Para obter mais informações sobre a matriz de materialidade da TIM, acesse nosso Relatório ESG.

A atuação da TIM em direção à sustentabilidade e em busca de melhores práticas ESG têm sido reconhecida em nossos principais indicadores e na avaliações dos principais índices ESG de bolsas de valores e agências especializadas. Veja abaixo nossos principais indicadores:

AMBIENTAL 2020 2021 2022
Consumo de energia dentro da organização (GJ) 2.278.948 2.359.219 2.424.553
Número de biosites ativos com baixo impacto urbano 1.679 1.766 1.829
Total de resíduos reciclados ou enviados para reúso (toneladas) 1.940 1.568 1.682

 

SOCIAL 2020 2021 2022
Investimentos sociais da TIM (R$ milhões) 12,5 10,7 24,7
Média de horas de treinamento por colaborador 37 49 61
% de mulheres no total de colaboradores 50% 51% 51%
% de mulheres em cargos de diretoria 19% 18% 24%

 

GOVERNANÇA 2020 2021 2022
% de membros independentes no Conselho de Administração 40% 40% 40%
% de mulheres no Conselho de Administração 30% 33% 30%
Quantidade de membros no Conselho de Administração 10 10 10
% de colaboradores treinados em políticas e procedimentos de combate à
corrupção1
99% 99% 98%
Nota média de Satisfação Nacional Móvel (Cliente pessoa física) 7,35 7,46 8,02

1  Considera como base os colaboradores ativos em dezembro de 2022.

Veja abaixo os principais compromissos assumidos em nosso Plano Estratégico 2023-25:

AMBIENTAL Resultado 2022
Net Zero¹ (escopos 1, 2 e 3)
Redução de emissões escopo 3¹ (categorias 1, 2 e 11)
Carbono neutro (escopos 1 e 2)¹
Ecoeficiência no tráfego de dados¹ (bit/Joule) +127%
Energia renovável (GD+ML+I-REC) 100%
Reciclagem de resíduos sólidos 98%
Meta Plano ESG 2023-25
≤0 2040
-47% 2030
≤0 2030
100% 2025
+110% 2025
≥95% 2025

¹Ano-base 2019.²A TIM incorporou as emissões fugitivas Não Quioto no cálculo das emissões Escopo 1 da meta de neutralidade de carbono, tornando ainda mais rigoroso o seu monitoramento de emissões. As emissões de escopos 1 e 2 totalizaram, em 2022, uma redução de 84%, em relação ao ano-base 2019. A meta para 2030 é reduzir em 100% a quantidade de emissões referente ao ano-base de 2019. Em 2022, com a compra de crédito de carbono e certificados de origem de energia renovável (I-RECs), a TIM conseguiu neutralizar suas emissões no ano, resultado representado no quadro pelo número “0” (“zero”).

SOCIAL Resultado 2022
Engajamento¹ (por ano) 86%
Colaboradores negros 37,3%
Mulheres na liderança 34,4%
Colaboradores treinados em ESG skills (por ano) 99%
Colaboradores treinados em capacidades digitais 4.015
Presença 4G 96%
Meta Plano ESG 2023-25
≥82% 2025
>40% 2025
>35% 2025
≥99% 2023
≥7.500 2025
100% 2023
¹Medido por meio do índice de favorabilidade da Pesquisa de Clima e Engajamento da Mercer.
GOVERNANÇA Resultado 2022
NPS Móvel Nacional Consumer (Net Promoter Score)
ISE, Novo Mercado e Pró-Ética Mantido
ISO 14001, ISO 9001 (network), ISO 9001 (billing), ISO 27001 e ISO
37001
Mantido
Meta Plano ESG 2023-25
≥50% 2025
Manter 2025
Manter 2025

 

15 anos consecutivos na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE)
Integrante da carteira do Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2)
Integrante do Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG)
Presente na carteira do Índice Brasil 100 da B3 (IBRX 100)
Presente na carteira do Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada da B3 (IGC)
Integrante do índice S&P/B3 Brasil ESG
Integrante dos índices ESG do FTSE4Good
Integrante dos índices ESG do MSCI
Integrante do índice Bloomberg Gender Equality
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