Treinamento e Educação

O processo de educação e aprendizagem na TIM seguiu com foco em apoiar a evolução da cultura e o desenvolvimento das competências digitais para suportar os desafios estratégicos da Companhia.

Foram mantidos os esforços nas ações educacionais ligadas aos temas institucionais e de governança, tais como direitos humanos, diversidade e inclusão, segurança da informação e combate à corrupção, entre outros. Estes treinamentos fazem parte do onboarding de novos colaboradores e de ações de atualização, sempre que necessário, reforçando assim o compromisso da TIM com as melhores práticas sociais, de meio ambiente e governança.

No âmbito do Plano ESG, a TIM estabeleceu uma nova meta de realizar o Upskill de pelo menos 90% dos colaboradores em capacidades digitais (AI Academy, Agile Academy) até 2027.

Principais iniciativas de qualificação na TIM

  • Programa Conecta: programa de onboarding, para integrar novos colaboradores e incutir orgulho em fazer parte da empresa.
  • Treinamentos institucionais: facilitam a integração do colaborador às políticas e culturas corporativas da TIM, contribuindo para sua melhor ambientação na Companhia.
  • Treinamentos técnicos específicos: têm foco na qualificação e atualização técnica para que os colaboradores possam executar as tarefas de suas respectivas funções.
  • Treinamentos transversais: abordam assuntos comuns a diversas áreas. Esses cursos apoiam a compreensão e preparação para superar desafios do negócio e contribuir para o resultado corporativo.
  • Jornadas de Aprendizagem: são percursos de aprendizagem e desenvolvimento personalizados por áreas, temas ou clusters específicos, com foco no desenvolvimento de competências de negócio e/ou digitais.
  • Programas de Mentoria: percurso oferecido para liderança, estagiários, Embaixadores de Cultura e profissionais que visa oferecer uma experiência de desenvolvimento para a pessoa mentorada a fim de potencializar seu desempenho e carreira.
  • Líder Coach: percurso oferecido à liderança para promover a evolução cultural por meio de ferramentas de coaching que contribuirão para a ampliação das competências e comportamentos esperados
  • Estágio e Aprendiz: foram ofertadas, para esse público, atividades específicas de integração, treinamentos presenciais e digitais, além de uma jornada específica de desenvolvimento para pessoas em início de carreira.

Para obter mais informações sobre treinamento e educação na TIM, acesse nosso Relatório ESG.