Saúde e Segurança

O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho da TIM reúne os processos e iniciativas para garantir um ambiente de trabalho seguro e promover a saúde dos colaboradores. Esses esforços são direcionados pela Política de Segurança e Saúde da Companhia, buscando sempre as melhores práticas de mercado e o atendimento pleno das Normas Regulamentadoras elaboradoras pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Riscos à saúde e segurança são revisados e analisados periodicamente, de acordo com procedimento interno da Companhia. Nesse momento, ocorrem a avaliação de significância de cada risco – frequência, probabilidade e severidade – e a definição de medidas de controle, sejam elas coletivas ou individuais. Essas ações podem incluir adaptações de processos, capacitações e determinação de equipamentos de proteção necessários para cada atividade, entre outros quesitos.

Mensalmente, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) reúnem-se para debater assuntos relacionados à prevenção de acidentes, condições inseguras identificadas nas inspeções e sugestões de melhoria de processos. Esses times também fortalecem iniciativas de comunicação e conscientização sobre o tema, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Em 2021, a SIPAT teve ações voltadas aos colaboradores, aos prestadores de serviço e a sociedade em geral, por meio de lives com especialistas externos e profissionais da TIM, transmitidas pelo Youtube. Além disso, os canais de comunicação interna são sempre utilizados para a divulgação de informações, contribuindo para que os temas de saúde e segurança estejam sempre na pauta.

Para obter mais informações sobre saúde e segurança na TIM, acesse nosso Relatório ESG.