- Visão Geral
- Principais Indicadores
- Índices ESG
A TIM trabalha com a convicção de que seus negócios devam ser conduzidos levando em consideração as expectativas de todos aqueles com os quais interagimos, os chamados “stakeholders” (literalmente as “partes interessadas”, ou seja, as pessoas ou entidades que estejam envolvidas nas nossas atividades). Nós agrupamos esses públicos em oito categorias: clientes, fornecedores, concorrentes, organizações da sociedade civil, meio ambiente, comunidade, acionistas (stakeholders externos) e recursos humanos (stakeholders internos).
Consideramos as necessidades de todas as nossas partes interessadas, não só porque acreditamos que é justo fazê-lo sob o ponto de vista ético, mas também porque estamos convencidos de que somente desta maneira o nosso negócio se manterá ao longo do tempo.
O objetivo da TIM é conseguir o equilíbrio nas dimensões de sustentabilidade econômica, ambiental, social e de governança. Nessa perspectiva, a sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance (traduzido, significa Ambiental, Social e Governança) – e ela está diretamente ligada ao posicionamento da TIM. Temos demonstrando ao longo dos anos nosso engajamento com o mais alto nível de governança corporativa, responsabilidade econômica e forte compromisso com os aspectos sociais e ambientais.
Esse compromisso nos possibilitou ser a única empresa no setor a ser listada no Novo Mercado da B3, a ter Comitê de Auditoria Estatutário, se mantendo por 16 anos consecutivos na carteira ISE e integrante do índice S&P/B3 Brasil ESG.
Alinhado com nossos Valores e com os princípios de ESG descritos, operamos também de acordo com um conjunto de Políticas específicas que tratam de diferentes aspectos relacionados ao tema de ESG. Além disso, em dezembro de 2020, a TIM criou o Comitê de ESG para assessoramento ao Conselho de Administração (CDA) da companhia em assuntos ligados a questões ambientais, sociais e de governança. O comitê é formado por membros do próprio CDA.
Além disso, a TIM considera os seguintes temas como materiais em seu desenvolvimento sustentável, definidos a partir de análises qualitativas e quantitativas para identificar a importância de cada tema, com aderência às diretrizes e recomendações da Global Reporting Initiative (GRI):
- Inovação e tecnologia
- Inclusão digital e conectividade
- Privacidade e segurança de dados
- Eficiência energética
- Qualidade dos serviços
- Saúde, bem-estar e segurança
- Ética, integridade e compliance
- Transparência e relacionamento com os públicos prioritários
O processo periódico de elaboração da matriz de materialidade abrange a consulta a stakeholders externos e internos da Companhia. É um dos mecanismos que possibilita a revisão frequente das estratégias ESG da TIM, visando à melhoria contínua das suas práticas e seus compromissos.
Em 2022, a TIM renovou a sua matriz de materialidade à luz de novas tendências, que consideram os impactos nas perspectivas financeira e socioambiental, a chamada dupla materialidade, e também em linha com a nova Norma Universal da GRI publicada em 2021.
A nova matriz de materialidade norteia o reporte de informações do Relatório ESG, além de ser base para o desenvolvimento da estratégia ESG da TIM.
Para obter mais informações sobre a matriz de materialidade da TIM, acesse nosso Relatório ESG.
A atuação da TIM em direção à sustentabilidade e em busca de melhores práticas ESG têm sido reconhecida em nossos principais indicadores e na avaliações dos principais índices ESG de bolsas de valores e agências especializadas. Veja abaixo nossos principais indicadores:
AMBIENTAL | 2021 | 2022 | 2023 |
---|---|---|---|
Consumo de energia elétrica dentro da organização (GJ) | 2.359.219 | 2.424.553 | 2.628.072 |
Número de biosites ativos com baixo impacto urbano | 1.766 | 1.829 | 1.858 |
Total de resíduos reciclados ou enviados para reúso (toneladas) | 1.568 | 1.682 | 2.199 |
SOCIAL | 2021 | 2022 | 2023 |
---|---|---|---|
Investimentos sociais da TIM (R$ milhões) | 10,7 | 24,7 | 11,1 |
Média de horas de treinamento por colaborador | 49 | 61 | 42 |
% de mulheres no total de colaboradores | 51% | 51% | 51% |
% de mulheres em cargos de diretoria | 18% | 24% | 25% |
GOVERNANÇA | 2021 | 2022 | 2023 |
---|---|---|---|
% de membros independentes no Conselho de Administração | 40% | 40% | 40% |
% de mulheres no Conselho de Administração | 33% | 30% | 30% |
Quantidade de membros no Conselho de Administração | 10 | 10 | 10 |
% de colaboradores treinados em políticas e procedimentos de combate à corrupção1 |
99% | 98% | 99% |
Nota média de Satisfação Nacional Móvel (Cliente pessoa física) | 7,46 | 8,02 | 8,31 |
1 Considera como base os colaboradores ativos em dezembro de 2023.
Veja abaixo os principais compromissos assumidos em nosso Plano Estratégico 2024-26:
AMBIENTAL | Resultado 2023 |
---|---|
Net Zero¹ (escopos 1, 2 e 3) tCO2e | 226.172 |
Redução de emissões escopo 3¹ (categorias 1, 2 e 11) | 226.172 |
Carbono neutro (escopos 1 e 2)¹ | 0² |
Energia elétrica renovável | 100% |
Ecoeficiência no tráfego de dados2 (bit/Joule) | +160% |
Reaproveitamento ou reciclagem de resíduos sólidos | 96% |
Meta Plano ESG 2024-26 | |
---|---|
Net Zero | 2040 |
-42% | 2030 |
Carbono neutro | 2030 |
100% | 2025 |
+110% | 2025 |
≥95% | 2026 |
¹Ano-base 2023.
²Ano-base 2019.
SOCIAL | Resultado 2023 |
---|---|
Engajamento¹ (por ano) | 86% |
Colaboradores negros | 41,4% |
Colaboradores negros na liderança² | – |
Mulheres na liderança | 36,2% |
Colaboradores treinados em ESG skills (por ano) | 99% |
Colaboradores treinados em capacidades digitais | 6.040 |
Presença 4G | 100% |
Hectares conectados (em milhões) | – |
Meta Plano ESG 2024-26 | |
---|---|
≥82% | 2025 |
– | – |
≥25% | 2025 |
>36% | 2025 |
– | – |
≥7.500 | 2025 |
– | – |
32 | 2026 |
¹Medido por meio do índice de favorabilidade da Pesquisa de Clima e Engajamento da Mercer.
²São contabilizados os colaboradores autodeclarados como pardos e pretos.
GOVERNANÇA | Resultado 2023 |
---|---|
NPS Móvel Nacional Consumer (Net Promoter Score) | 50 |
Práticas e padrões de Transparência e Anticorrupção (ex. ISO 37001, Selo Pró-Ética | Mantido |
Práticas e padrões de Cibersegurança e Proteção de Dados (ex. ISO 27001) | Mantido |
Práticas e padrões de Cibersegurança e Proteção de Dados (ex. ISO 27001) | Mantido |
Meta Plano ESG 2024-26 | |
---|---|
– | – |
Manter | 2026 |
Manter | 2026 |
Manter | 2026 |