Administração

  • Conselho de Administração
  • Diretoria Estatutária
  • Conselho Fiscal
  • Comitês

Conselho de Administração

Nicandro Durante Membro independente do Conselho Saiba mais
Flavia Maria Bittencourt Membro independente do Conselho Saiba mais
Gesner José de Oliveira Filho Membro independente do Conselho Saiba mais
Herculano Aníbal Alves Membro independente do Conselho Saiba mais
Gigliola Bonino Membro do Conselho Saiba mais
Claudio Giovanni Ezio Ongaro Membro do Conselho Saiba mais
Adrian Calaza Membro do Conselho Saiba mais
Alessandra Michelini membro do Conselho de Administração Saiba mais
Michele Valensise Membro do Conselho Saiba mais
Alberto Mario Griselli Membro do Conselho Saiba mais

A Companhia é administrada por um Conselho de Administração, órgão de deliberação colegiada que exerce a administração superior e é composto por 10 membros (sendo 4 independentes) com mandato de dois anos, permitida a reeleição.

Os deveres e responsabilidades dos membros do Conselho de Administração são determinados pela legislação brasileira, pelo Estatuto Social da Companhia e pelo Regimento Interno do Conselho de Administração. Todas as decisões tomadas pelo Conselho de Administração são registradas em atas e consignadas no livro de Atas do Conselho de Administração, arquivado na sede da Companhia.

Em consonância com o regulamento do Novo Mercado, a Companhia atende integralmente a regra de que a composição do Conselho de Administração seja de no mínimo 2 conselheiros independentes ou 20%, o que for maior. O Conselheiro Independente caracteriza-se por:

  • Não ter qualquer vínculo com a organização, exceto participação não relevante no capital;
  • Não ser acionista controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao acionista controlador (pessoas vinculadas a instituições de ensino e/ou pesquisa estão excluídas dessa restrição);
  • Não ter sido, nos últimos 3 anos, empregado ou diretor da Companhia, do acionista controlador ou de sociedade controlada pela Companhia;
  • Não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência;
  • Não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda da independência;
  • Não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia;
  • Não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição);
  • Também são considerados membros independentes, aqueles eleitos na forma do art. 141, §§ 4º e 5º da LSA.

O Conselho de Administração se reúne ordinariamente uma vez por trimestre e extraordinariamente mediante convocação feita por seu Presidente, ou por quaisquer dois Conselheiros, ou pelo Diretor Presidente da Companhia. O Presidente do Conselho de Administração poderá convidar para participar das reuniões do órgão qualquer membro da Diretoria, outros executivos da Companhia, assim como terceiros que possam contribuir com opiniões ou recomendações relacionadas às matérias a serem deliberadas. Os convidados a participar das reuniões do Conselho de Administração não terão direito de voto.

Diretoria Estatutária

Alberto Mario Griselli Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores Saiba mais
Andrea Palma Viegas Marques Diretora Financeira Saiba mais
Bruno Mutzenbecher Gentil Business Support Officer Saiba mais
Mario Girasole Regulatory and Institutional Affairs Officer Saiba mais
Fabiane Reschke Diretora Jurídica Saiba mais
Maria Antonietta Russo People, Culture & Organization Officer Saiba mais

A Diretoria Estatutária é o órgão de representação e executivo de administração da Companhia. Formada por 1 Diretor Presidente e 5 Diretores executivos, é eleita pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos. Todos os Diretores serão eleitos pelo Conselho de Administração e por ele destituíveis a qualquer tempo. Os deveres e responsabilidades dos membros do Conselho de Administração são determinados pela legislação brasileira e pelo Regimento Interno da Diretoria Estatutária.

Conselho Fiscal

Walmir Kesseli Membro independente do Conselho Saiba mais
Elias de Matos Brito Membro independente do Conselho Saiba mais
Ana Maria Gati Membro independente do Conselho (Suplente) Saiba mais
Carlos Eduardo do Nascimento Membro independente do Conselho (Suplente) Saiba mais
Heloisa Belotti Bedicks Membro independente do Conselho Saiba mais
Anderson dos Santos Amorim Membro independente do Conselho (Suplente) Saiba mais

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização dos atos da administração da Companhia e de informação aos acionistas, devendo funcionar permanentemente. O Conselho é composto por profissionais independentes reconhecidos pelo mercado, que não mantêm qualquer outro vínculo com a Companhia.

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Comitês

Comitês de Assessoramento

O Conselho de Administração possui quatro Comitês de assessoramento, com funções recomendatórias, e são compostos apenas por membros do Conselho, os quais são: Comitê de Auditoria Estatutário, Comitê de Remuneração, Comitê de Controle e Riscos e Comitê de ESG. Os membros do Comitê de Auditoria Estatutário são:

Nome Cargo Data da Eleição
Gesner José de Oliveira Filho Coordenador 31 de março de 2023
Flavia Maria Bittencourt Membro do Comitê 31 de março de 2023
Herculano Aníbal Alves Membro do Comitê 31 de março de 2023

O Comitê de Auditoria Estatutário é um órgão colegiado de assessoramento, vinculado diretamente ao Conselho de Administração da Companhia. Este Comitê funciona de forma permanente e em conformidade com as normas editadas pelos órgãos reguladores do mercado de capitais. Suas competências e atividades estão descritas no Estatuto Social da Companhia e no Regimento Interno do Comitê de Auditoria Estatutário.

O Comitê de Remuneração e o Comitê de Controle e Riscos são órgãos vinculados ao Conselho de Administração. As definições de composição e atividades de cada Comitê encontram-se elencados no Regimento Interno dos Comitês.

Os membros do Comitê de Remuneração são:

Nome Cargo Data da Eleição
Claudio Ongaro Membro do Comitê 31 de março de 2023
Nicandro Durante Membro do Comitê 31 de março de 2023
Michele Valensise Membro do Comitê 31 de março de 2023

Os membros do Comitê de Controle e Riscos são:

Nome Cargo Data da Eleição
Herculano Aníbal Alves Presidente 31 de março de 2023
Gesner José de Oliveira Filho Membro do Comitê 31 de março de 2023
Adrian Calaza Membro do Comitê 31 de março de 2023
Gigliola Bonino Membro do Comitê 31 de julho de 2023
Michele Valensise Membro do Comitê 31 de março de 2023

Os membros do Comitê de ESG são:

Nome Cargo Data da Eleição
Nicandro Durante Membro do Comitê 31 de março de 2023
Claudio Ongaro Membro do Comitê 31 de março de 2023
Alberto Mario Griselli Membro do Comitê  31 de março de 2023
Gesner José de Oliveira Filho Membro do Comitê 31 de março de 2023
Gigliola Bonino Membro do Comitê 31 de julho de 2023

O Comitê de ESG é um órgão vinculado ao Conselho de Administração. As definições de composição e atividades do Comitê encontram-se elencados no Regimento Interno do Comitê de ESG.

Fechar Nicandro Durante Membro independente do Conselho

Data de eleição: 30 de março de 2023
Nicandro Durante é um cidadão brasileiro e italiano, nascido em setembro de 1956, com Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Brasil. Com quase quarenta anos de experiência na indústria do tabaco, desde 2011 o Sr. Durante atuou como CEO da British American Tobacco, onde ocupou diversos cargos de gerência durante as últimas décadas, incluindo Diretor Financeiro Corporativo, Diretor Regional, Executivo Diretor, Diretor de Operações. O Sr. Durante é diretor não executivo e diretor sênior independente da Reckitt Benckiser, uma empresa líder no setor de saúde e cuidados e Presidente do Conselho Administrativo da TIM Participações e do Comitê de Remuneração.

Fechar Flavia Maria Bittencourt Membro independente do Conselho

Data de eleição: 30 de março de 2023
Flavia Maria Bittencourt possui Bacharel em Engenharia Química pela UFRJ, com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e outros certificados pela London Business School e INSEAD. Bittencourt tem uma vasta experiência profissional em diferentes cargos e setores, como 8 anos em Bancos, 10 anos em Telecomunicações e 3 anos em Private Equity. A partir de 2013, foi CEO da Sephora Latin America e, desde maio de 2019, é CEO da Adidas Brasil. Até 2019, ela foi membro independente do conselho da Marisa Lojas S.A. Bittencourt é membro independente do Conselho Administrativo e do Comitê de Auditoria Legal da TIM Participações S.A. desde julho de 2019.

Fechar Gesner José de Oliveira Filho Membro independente do Conselho

Data de eleição: 30 de março de 2023
Gesner José de Oliveira Filho é sócio da GO Associados e professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Foi certificado como conselheiro independente pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Tem experiência em entidades públicas e privadas. Atualmente, é membro do Conselho Administrativo da TIM Participações S.A. e de seus comitês consutivos, a saber, Comitê de Auditoria Legal, como seu Coordenador, e do Comitê de Controle e Riscos. Também é membro dos Conselhos Administrativos da Braskem, Iguá Saneamento S.A. e Estre Ambiental, bem como membro do Conselho de Autorregulação da FEBRABAN. Sua experiência prévia em conselhos inclui participação como membro do conselho da Usiminas, Sabesp, CESP, Nossa Caixa e Varig. Além disso, Gesner é membro do Conselho Administrativo do Instituto Iguá de Sustentabilidade e CIEE, instituições sem fins lucrativos. Seus cargos anteriores incluem CEO da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (2007-11), uma das maiores empresas de água do mundo; Presidente do CADE, a autoridade antitruste federal (1996-2000); Subsecretário de Política Econômica (1993-95) e Secretário de Acompanhamento Econômico (1995), ambos no Ministério da Fazenda. Ele recebeu seu PhD em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), seu Mestrado da Universidade de Campinas e Bacharelado pela Universidade de São Paulo. Ele tem trabalhado como consultor privado desde a década de 1990 e publicou vários livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Seu trabalho tem foco em política de concorrência, macroeconomia e infraestrutura, relacionados com sua experiência no CADE, Ministério da Fazenda e Sabesp, respectivamente.

Fechar Herculano Aníbal Alves Membro independente do Conselho

Data de eleição: 30 de março de 2023
Herculano Aníbal Alves desenvolveu sua carreira profissional no mercado financeiro com atuação como executivo em empresas como o Grupo Bradesco, Banco ABN AMRO, Unibanco e Banco Bozzano Simonsen. Atualmente, é membro do conselho fiscal da Cielo S.A. e da Grendene S.A. e do Comitê de Finanças e Riscos da Marfrig. Ele também é membro do Consleho da TIM Participações S.A. e de seus comitês consultivos, a saber, o Comitê de Auditoria Legal (como Especialista Financeiro) e o Comitê de Controle e Riscos. Ele possui Bacharelado em Economia pela PUC-SP e Mestrado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), com extensão na Kellogg. Sua formação acadêmica também inclui educação em Riscos, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG.

Fechar Gigliola Bonino Membro do Conselho

Data de eleição: 31 de julho de 2023

Licenciada em Ciências Econômicas e Empresariais em 1989, obtendo posteriormente a habilitação para o exercício da profissão de Técnico Oficial de Contas (Exame de Estado) e a inscrição no Registo Profissional. É também Auditora inscrita no Registo dos Auditores.

No período imediatamente posterior à licenciatura, trabalhou em instituições financeiras e empresas industriais como Analista Financeira e Controller Industrial.

Ingressou no Grupo TIM em 1990 e em dezembro de 2021, foi nomeada Head of the “Financial Reporting, Accounting & Revenue Assurance” da TIM S.p.A. e do Grupo TIM. Dentro do Grupo, ela ocupou o cargo de of Head of Financial Statements and Group Consolidated Financial Statements da TIM S.p.A. e, anteriormente, Head of the Consolidation Process in the context of Planning and Control. Entre 2019 e 2021 foi Vice-Presidente e Diretora da TIMFin, contribuindo para o lançamento da start-up.

Ao longo da sua carreira, adquiriu experiência na aplicação das normas internacionais de contabilidade IFRS em contextos estruturados, com particular enfoque na gestão de transações societárias extraordinárias, gerindo e coordenando os aspetos relacionados com a contabilidade, o relato financeiro e a divulgação, bem como os prospectos; na gestão de processos para testes de imparidade do goodwill do Grupo; na coordenação de desenvolvimentos em TI e sistemas de contabilidade de apoio; na análise e gestão da simplificação de processos e procedimentos contabilísticos e administrativos.

Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração da TIM Retail. No passado, foi Diretora da INWIT S.p.A., da Daphne3, da holding TIM Brasil e da Telecom Italia Finance – Luxemburgo. Foi Auditora da ASSIDA (associação para cuidados médicos complementares para os executivos das empresas do Grupo Telecom Italia).

Fechar Claudio Giovanni Ezio Ongaro Membro do Conselho

Data de eleição: 30 de março de 2023
Sr. Ongaro é um cidadão italiano, nascido em Milão, Itália, com diploma universitário em Engenharia Eletrônica emitido em 1993 pelo Politecnico di Milano, Milão, Itália. Desenvolveu sua carreira no setor de
telecomunicações, exercendo funções gerenciais na Itália e em outros países. Sua carreira teve início em 1995 na Omnitel Pronto Italia, participando do start-up da empresa com funções de crescente
responsabilidade na área de infraestrutura de rede. Após uma experiência no mercado de serviços de infraestrutura, em 2003 trabalhou na Cable & Wireless como Group Technical Director of Mobile e,
posteriormente, como Senior Director of Strategy. Em 2007, ele se juntou ao Grupo Orascom, inicialmente na área de banda larga sem fio e depois na subsidiária Wind Hellas como Chief Strategy Officer e Chief of
Fixed Business. A partir de 2010, trabalhou na Wind Telecomunicazioni como Head of Strategy e M&A e posteriormente, após a fusão com a H3G, em 2016, na WindTre como CEO Office Director, sendo responsável
pela coordenação dos principais projetos estratégicos da empresa. Ingressou no Grupo TIM em 2019 e em dezembro de 2021, foi nomeado Chief Strategy & Business Development Officer da TIM S.p.A., embora
mantendo sua anterior responsabilidade como Head of Wholesale Market.

Fechar Adrian Calaza Membro do Conselho

Data de eleição: 30 de março de 2023

Adrian Calaza. O Sr. Calaza é cidadão argentino, formado em administração de empresas pela Universidade de Belgrano e possui MBA em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade de CEMA. Com ampla experiência no setor de telecomunicações, o Sr. Calaza foi eleito Diretor Financeiro da Telecom Italia S.p.A. em 1º de março de 2022. Antes disso, ocupou o cargo de Diretor Financeiro do Grupo ARCOR desde agosto de 2021 e, desde setembro de 2016, de Diretor Financeiro da TIM Participações (atualmente TIM S.A.). Antes disso, atuou como Diretor Financeiro na Telecom Argentina de 2009 a 2016, onde também foi Gerente de Serviços Administrativos Corporativos de 2007 a 2009. Anteriormente, o Sr. Calaza ocupou vários cargos executivos, incluindo Gerente de Investimentos e Controle na TIM Participações da 2006 a 2007, Diretor Financeiro da Telecom América Latina S.A. de 2004 a 2005 e Diretor Financeiro da Entel S.A. de 2000 a 2004. O Sr. Calaza ingressou no Grupo Telecom Italia em janeiro de 1999, onde ocupou vários cargos, incluindo Diretor Financeiro Diretor da Entel S.A., na Bolívia, subsidiária do Grupo Telecom Italia e Diretor Financeiro Corporativo da Telecom América Latina S.A. no Brasil.

Fechar Alessandra Michelini membro do Conselho de Administração

Data de eleição: 17 de setembro de 2024

A Sra. Michelini é cidadã italiana, tem mestrado em Administração de Empresas pelo Politecnico di Milano e mestrado em Gestão pela The European House Ambrosetti, após obter mestrado em Engenharia de Telecomunicações Eletrônicas pela Universidade de Perugia. Desde abril de 2022, ela é Chief Transformation Officer na TIM, onde é responsável pela implementação de iniciativas de transformação corporativa e revisão de processos críticos, em linha com a estratégia e posicionamento da empresa. De novembro de 2023 a julho de 2024, ela também foi responsável pela implementação do carve-out da NetCo, coordenando e garantindo a finalização de todas as atividades de delaying. Entre janeiro de 2018 e março de 2022, como vice-presidente, ela ocupou vários cargos nas funções de Procurement, Revenue Officer (como chefe de operações comerciais e governança) e Enterprise Market (com foco nas áreas de Governança e desenvolvimento de canais e indústria de manufatura de vendas). Entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017, ela ocupou o cargo de Chefe de Gabinete, primeiro do Presidente e depois do CEO, tendo também responsabilidade direta pelos projetos de Transformação Digital. Em 2004, após uma experiência inicial na Accenture, ela começou sua carreira na Telecom Italia, onde ocupou cargos com responsabilidade crescente dentro da função de Rede, até se tornar chefe do Plano de Tecnologia e do Plano de Desenvolvimento em março de 2014. Ela também é membro dos Conselhos de Administração da Polo Strategico Nazionale S.p.A. (desde agosto de 2022) e da TIM Retail S.r.l. (desde janeiro de 2021).

Fechar Michele Valensise Membro do Conselho

Data de eleição: 30 de março de 2023
Michele Valensise, cidadão italiano, nascido em Polistena, Itália, é formado em Direito pela Universidade de Roma – La Sapienza. Após diversas funções no Ministério das Relações Exteriores e no exterior (Brasil, Alemanha, Líbano, União Européia), foi nomeado Chefe do Serviço de Imprensa, Porta-voz e Chefe de Gabinete do Ministro das Relações Exteriores. Ele foi designado embaixador italiano em Sarajevo, Brasília e Berlim. De 2012 a 2016 foi Secretário-Geral da Farnesina. Foi Vice-Presidente da Astaldi SpA, empresa líder no setor de infraestrutura, até julho de 2020. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Astaldi SpA. Desde 2017 é Presidente do Centro Germano-Italiano para o Diálogo Europeu (Villa Vigoni) mantendo uma relação estreita com a Alemanha. É editorialista do jornal italiano “La Stampa” e do “Huffington Post”. De maio de 2018 a março de 2021 foi membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Nomeação e Remuneração e do Comitê de Controle e Risco da Telecom Italia SpA e atualmente é membro do Conselho de Administração e do Controle e Comitê de Riscos e Comitê de Remuneração da TIM SA.

Fechar Alberto Mario Griselli Membro do Conselho

Data de eleição: 30 de março de 2023

Alberto Mario Griselli é formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade La Sapienza, em Roma, e FMBA pela Universidade Columbia. Com mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações, ele ocupou cargos relevantes, como Vice-Presidente da América Latina na TIMwe, provedora global de soluções de envolvimento móvel para operadoras de telecomunicações e Diretor Administrativo no Brasil pela Value Partners, uma empresa de consultoria de gerenciamento. Ao longo de sua carreira profissional, Griselli trabalhou em diversos tópicos relevantes para o desempenho das empresas, com projetos que variam de planejamento estratégico a segmentação de clientes, definição de proposta de valor, concepção de ofertas, preços e promoções, abordagem de inserção no mercado e experiência do cliente. Griselli assumiu o cargo de Diretor de Receitas da TIM Participações S.A. e TIM S.A. em 30 de julho de 2019. Em 31 de janeiro de 2022, foi eleito CEO da TIM S.A.

Fechar Alberto Mario Griselli Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores

Data de eleição: 31 de janeiro de 2022

Alberto Mario Griselli é formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade La Sapienza, em Roma, e FMBA pela Universidade Columbia. Com mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações, ele ocupou cargos relevantes, como Vice-Presidente da América Latina na TIMwe, provedora global de soluções de envolvimento móvel para operadoras de telecomunicações e Diretor Administrativo no Brasil pela Value Partners, uma empresa de consultoria de gerenciamento. Ao longo de sua carreira profissional, Griselli trabalhou em diversos tópicos relevantes para o desempenho das empresas, com projetos que variam de planejamento estratégico a segmentação de clientes, definição de proposta de valor, concepção de ofertas, preços e promoções, abordagem de inserção no mercado e experiência do cliente. Griselli assumiu o cargo de Diretor de Receitas da TIM Participações S.A. e TIM S.A. em 30 de julho de 2019. Em 31 de janeiro de 2022 foi eleito CEO da TIM S.A. e, em 01 de fevereiro de 2023 foi eleito Diretor de Relações com Investidores.

Fechar Andrea Palma Viegas Marques Diretora Financeira

Data de eleição: 27 de fevereiro de 2023

Andrea Palma Viegas Marques é administradora pela Universidade Cândido Mendes, possuindo Master Bussiness Administration (“MBA”) em Finanças Corporativas pelo Ibmec e até o presente momento desempenhava a função executiva de Diretora de Planejamento e Controle na Companhia. A Sra. Viegas possui mais de 20 anos no setor de telecomunicações, sendo 17 anos no Grupo TIM, exercendo diferentes funções nas áreas financeira, de marketing e de tecnologia. Ao longo de sua carreira também atuou em setores de Óleo e Gás, Auditoria e Recursos Humanos.

Fechar Bruno Mutzenbecher Gentil Business Support Officer

Data de eleição: 14 de abril de 2020

Bruno Mutzenbecher Gentil é graduado em Administração de Empresas e Diretor de Fornecimento (anteriormente Diretor de Compras e Cadeia de Suprimentos) da TIM Participações desde fevereiro de 2018. De 2016 a 2017, o Sr. Gentil atuou como Vice-Presidente Executivo de Recursos Corporativos da Telefônica Brasil S.A., onde também ocupou o cargo de Vice-Presidente Executivo de Estratégia e Consolidação entre 2015 e 2016. Anteriormente, de 2013 a 2015, o Sr. Gentil atuou como Vice-Presidente Executivo de Finanças na GVT – Global Village Telecom S.A., onde também ocupou o cargo de Vice-Presidente de Controller no período de 2006 a 2013.

Fechar Mario Girasole Regulatory and Institutional Affairs Officer

Data de eleição: 14 de abril de 2020

Mario Girasole possui Laurea Magistralis em Economia pela Universidade LUISS (Roma). Ele também tem um LL.M. em Direito Comercial Internacional (Londres), pós-graduação em Política de Concorrência, em Comércio Internacional e História Econômica Moderna, e educação executiva na London Business School (Finanças), Harvard (Escola de Governo), Columbia Business School (Advanced Management Program) e INSEAD (Programa de Diretores Internacionais e Finanças Corporativas Avançadas). Ele ingressou na TIM em 1997, na área regulatória e de preços, em Roma. De 2000 a 2003, chefiou, em Bruxelas, as relações do Grupo TIM com as instituições da União Europeia e foi nomeado para o cargo de Vice-Presidente do Setor Móvel Europeu (GSM Europe). A partir de 2004, ele foi chefe de Assuntos Públicos e Regulatórios da Telecom Italia America Latina e da TIM Brasil. Nesse período, trabalhou também como diretor da Entel Bolivia e diretor suplente da TIM Participações. O Sr. Girasole é o Diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Empresa desde janeiro de 2009 e, desde 2012, também dirige os departamentos de Assessoria de Imprensa e Responsabilidade Social Corporativa. Ele também é membro dos Conselhos e Conselhos de entidades nacionais e internacionais, incluindo o SindiTelebrasil, a GSM América Latina, a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e o Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência (IBRAC). Girasole foi ordenado Cavaleiro (2014) e Diretor (2018) da Ordem da Estrela da Itália pelo Presidente da República Italiana “por promover relações amistosas e cooperação com outros países e laços com a Itália”. No Brasil, ele recebeu a Medalha do Pacificador e a Medalha do Exército pelo Ministério da Defesa (2018).

Fechar Fabiane Reschke Diretora Jurídica

Data de eleição: 17 de outubro de 2022

Fabiane Reschke, é brasileira nascida em Veranópolis, Rio Grande do Sul, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1993. Possui mais de 20 anos de experiência na gestão de departamentos jurídicos, 3 anos de experiência na indústria de radiodifusão, 13 anos de experiência em telecomunicações e 8 anos de experiência na indústria de seguros. De 1997 a 2000, foi advogada do Grupo RBS de Comunicações. Entre 2000 e 2007, atuou como Diretora Jurídica da Terra Networks Brasil S.A, provedor de acesso à Internet do Grupo Telefónica. Entre 2008 e 2011, foi Diretora Jurídica da Telefónica Brasil S.A. e Vivo S.A. Entre 2011 e 2013, foi Diretora Jurídica da SulAmérica S.A. De 2013 a 2015, Diretora Chefe de Gabinete da Presidência da Telefónica S.A. e de 2016 a 2022 foi Diretora Jurídica, de Relações Institucionais e Governamentais da SulAmérica S.A.

Fechar Maria Antonietta Russo People, Culture & Organization Officer

Data de eleição: 05 de maio de 2021
Maria Antonietta Russo é italiana, graduada em Psicologia do Trabalho e Organização, Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Sapienza de Roma e possui Mestrado em Psicologia do Trabalho e Organização, Gestão de Recursos Humanos pela Scuola Romana di Psicologia del Lavoro e dell´Organizzazione. A Sra. Russo ocupou diversos cargos executivos, incluindo o de Head de Recursos Humanos Regional de 2018 a 2019, Head de Desenvolvimento e Educação de Pessoas 2016 a 2018 e Diretora Sênior de Desenvolvimento de Pessoas e Novas Capacidades de 2014 a 2016 na TIM Itália.

Fechar Walmir Kesseli Membro independente do Conselho

Data de eleição: 28 de março de 2024
Walmir Kesseli é graduado em Ciências Econômicas e exerce as funções de Presidente do Conselho Fiscal da TIM Participações desde 2017 e Presidente na organização sem fins lucrativos Working for Africa, desde 2013. Desde 2011 o Sr. Walmir atua como consultor voluntário na organização sem fins lucrativos Missão para o interior da África – MIAF e desde 2016 como secretário da diretoria no Centro de Desenvolvimento Integral Recanto Esperança.

Fechar Elias de Matos Brito Membro independente do Conselho

Data de eleição: 28 de março de 2024
Elias de Matos Brito é Contador, atualmente, é membro efetivo do Conselho de Administração da USIMINAS S.A., membro do Conselho Consultivo e Coordenador do Comitê de Auditoria da Dislub Equador S. A., presidente do Conselho Fiscal das Companhias Petro Rio S.A. e Gafisa S. A., membro do Conselho Fiscal da Profarma S.A., Companhia de Seguros Aliança da Bahia S.A. e Companhia de Participações Aliança da Bahia, além de atuar como Coordenador do Comitê de Auditoria das Casas Pernambucanas. O Sr. Elias também é sócio fundador da Exato Assessoria Contábil Ltda.

Fechar Ana Maria Gati Membro independente do Conselho (Suplente)

Data de eleição: 28 de março de 2024

A Sra. Ana Gati é conselheira certificada (IBGC) e Qualified Risk Director (QRD) com experiência em conselho em diversos setores e capital. Possui grande experiência em indústrias em geral, dentre outros negócios, obtidas nas empresas: Mckinsey & Company, Kearney, Avon e Mars além da Gati Consultoria. A Sra. Gati é uma Executiva C-Level experiente na cadeia end to end de produção/supply chain/suprimentos & inovação, indústrias em geral e outros negócios. Possui também experiência no varejo, venda direta e outros canais de venda, além da experiência no Brasil e Exterior, morando e atuando em diversos lugares. Atualmente é Conselheira de Administração na Empresa Pérola, empresa privada de armazenagem alfandegada de fertilizantes no Porto de Santos, constituída pela Nutrien do Canadá, Ultrabulk da Dinamarca e Eurobrás do Brasil, desde fevereiro de 2020; Conselheira Consultiva na Aliança Metalúrgica e Coordenadora do Comitê de Inovação, desde janeiro de 2022; Conselheira de Administração Suplente na Neoenergia, desde de abril de 2022; e Conselheira Consultiva na Hidrolight, desde janeiro de 2023. Adicionalmente, a Sra. Ana Gati é fundadora da Gati Consultoria em Gestão e Governança, afiliada do Shingo Institute no Brasil, que visa a Transformação para Excelência Empresarial (processos, pessoas, organização, cultura, rotinas, digital) com impacto em eficiência, gestão de mudança e melhoria contínua.

Fechar Carlos Eduardo do Nascimento Membro independente do Conselho (Suplente)

Data de eleição: 28 de março de 2024
Graduado em Tecnologia da Informação, Formação de Conselheiros de Administração, MBA em Gestão Estratégica de Empresas, Especialista em BI e TI Empresarial. O Sr. Carlos Eduardo do Nascimento tem 20 anos de experiência no ramo de Telecomunicações. Atuação no mercado de Serviços e Soluções de TI como Sócio e Diretor em várias empresas. Atuação executiva em Gestão de TI, Consultoria Empresarial, Fusão e Aquisição, Gestão de Projetos e Processos. Membro da Diretoria Estatutária da ACP em diversas gestões, na Vice-presidência e nos Conselhos Fiscal e Deliberativo.

Fechar Heloisa Belotti Bedicks Membro independente do Conselho

Data de eleição: 28 de março de 2024
Entre as principais experiências profissionais durante os últimos 5 (cinco) anos, destaca-se que a Sra. Heloisa Belotti Bedicks é membro do Conselho de Administração do Grupo Mapfre, atua como membro do Conselho Fiscal da Vale S.A. e atua como membro dos Comitês de Auditoria da Brasilseg Companhia de Seguros, Nuclea (CIP S.A.) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). De forma voluntária atua como membro dos Conselhos Fiscais da Fundação Boticário e do Pacto Global da ONU, e compõe o Conselho Deliberativo da ONG – Portas Abertas no Brasil. Por dois mandatos consecutivos, foi Deputy Chairman do GNDI – Global Network of Director Institute até janeiro de 2020. Integrou o Conselho de Administração do BNDES, da BNDESpar e do FINAME por 3 anos até janeiro de 2023, bem como seu Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Remuneração e Sucessão, o Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e de Mudanças Climática e, também seu Comitê de Auditoria. Entre 2020 e 2022 atuou como membro do Conselho Fiscal da Braskem S.A., da Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões – ACAF (B3, Anbima e IBGC), como membro do Conselho da MAPFRE Seguradora de Garantias e Créditos S.A., do Conselho Consultivo do Fundo Ethical do ABN AMRO Asset Management, do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e o do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BMF&Bovespa. Atuou como conselheira consultiva nas empresas familiares Tecelagem de Fitas Progresso Ltda. e PH Fit – Fitas e Inovações Têxteis Ltda., também foi Conselheira do ICGN – International Corporate Governance Network e Presidente da ICGLA – Rede de Institutos de Governança Corporativa da América Latina.

Fechar Anderson dos Santos Amorim Membro independente do Conselho (Suplente)

Data de eleição: 28 de março de 2024

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Plinio Leite, o Sr. Anderson Amorim é sócio da Exato Assessoria Contábil desde 2009, onde exerce as funções de perito do juízo/tribunal arbitral e assistente técnico. Adicionalmente, atua como consultor empresarial nas áreas financeira, mercado de capitais, societária e tributária. Entre abril de 2020 e março de 2021 foi eleito membro suplente do Conselho Fiscal da TIM, e atualmente é membro titular do Comitê de Auditoria Estatutário da Petro Rio S.A.