Administração

  • Conselho de Administração
  • Diretoria Estatutária
  • Conselho Fiscal
  • Comitês

Conselho de Administração

Nicandro Durante Membro independente do Conselho Saiba mais
Flavia Maria Bittencourt Membro independente do Conselho Saiba mais
Gesner José de Oliveira Filho Membro independente do Conselho Saiba mais
Herculano Aníbal Alves Membro independente do Conselho Saiba mais
Gigliola Bonino Membro do Conselho Saiba mais
Claudio Giovanni Ezio Ongaro Membro do Conselho Saiba mais
Adrian Calaza Membro do Conselho Saiba mais
Alessandra Michelini Membro do Conselho de Administração Saiba mais
Leonardo de Carvalho Capdeville Membro do Conselho Saiba mais
Alberto Mario Griselli Membro do Conselho Saiba mais

A Companhia é administrada por um Conselho de Administração, órgão de deliberação colegiada que exerce a administração superior e é composto por 10 membros (sendo 4 independentes) com mandato de dois anos, permitida a reeleição.

Os deveres e responsabilidades dos membros do Conselho de Administração são determinados pela legislação brasileira, pelo Estatuto Social da Companhia e pelo Regimento Interno do Conselho de Administração. Todas as decisões tomadas pelo Conselho de Administração são registradas em atas e consignadas no livro de Atas do Conselho de Administração, arquivado na sede da Companhia.

Em consonância com o regulamento do Novo Mercado, a Companhia atende integralmente a regra de que a composição do Conselho de Administração seja de no mínimo 2 conselheiros independentes ou 20%, o que for maior. O Conselheiro Independente caracteriza-se por:

  • Não ter qualquer vínculo com a organização, exceto participação não relevante no capital;
  • Não ser acionista controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao acionista controlador (pessoas vinculadas a instituições de ensino e/ou pesquisa estão excluídas dessa restrição);
  • Não ter sido, nos últimos 3 anos, empregado ou diretor da Companhia, do acionista controlador ou de sociedade controlada pela Companhia;
  • Não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência;
  • Não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda da independência;
  • Não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia;
  • Não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição);
  • Também são considerados membros independentes, aqueles eleitos na forma do art. 141, §§ 4º e 5º da LSA.

O Conselho de Administração se reúne ordinariamente uma vez por trimestre e extraordinariamente mediante convocação feita por seu Presidente, ou por quaisquer dois Conselheiros, ou pelo Diretor Presidente da Companhia. O Presidente do Conselho de Administração poderá convidar para participar das reuniões do órgão qualquer membro da Diretoria, outros executivos da Companhia, assim como terceiros que possam contribuir com opiniões ou recomendações relacionadas às matérias a serem deliberadas. Os convidados a participar das reuniões do Conselho de Administração não terão direito de voto.

Diretoria Estatutária

Alberto Mario Griselli Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores Saiba mais
Andrea Palma Viegas Marques Diretora Financeira Saiba mais
Bruno Mutzenbecher Gentil Business Support Officer Saiba mais
Mario Girasole Regulatory and Institutional Affairs Officer Saiba mais
Fabiane Reschke Diretora Jurídica Saiba mais
Maria Antonietta Russo People, Culture & Organization Officer Saiba mais

A Diretoria Estatutária é o órgão de representação e executivo de administração da Companhia. Formada por 1 Diretor Presidente e 5 Diretores executivos, é eleita pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos. Todos os Diretores serão eleitos pelo Conselho de Administração e por ele destituíveis a qualquer tempo. Os deveres e responsabilidades dos membros do Conselho de Administração são determinados pela legislação brasileira e pelo Regimento Interno da Diretoria Estatutária.

Conselho Fiscal

Walmir Kesseli Membro independente do Conselho Saiba mais
Elias de Matos Brito Membro independente do Conselho Saiba mais
Gustavo Raldi Tancini Membro independente do Conselho (Suplente) Saiba mais
Carlos Eduardo do Nascimento Membro independente do Conselho (Suplente) Saiba mais
Heloisa Belotti Bedicks Membro independente do Conselho Saiba mais
Anderson dos Santos Amorim Membro independente do Conselho (Suplente) Saiba mais

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização dos atos da administração da Companhia e de informação aos acionistas, devendo funcionar permanentemente. O Conselho é composto por profissionais independentes reconhecidos pelo mercado, que não mantêm qualquer outro vínculo com a Companhia.

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Comitês

Comitês de Assessoramento

O Conselho de Administração possui quatro Comitês de assessoramento, com funções recomendatórias, e são compostos apenas por membros do Conselho, os quais são: Comitê de Auditoria Estatutário, Comitê de Remuneração, Comitê de Controle e Riscos e Comitê de ESG. Os membros do Comitê de Auditoria Estatutário são:

Nome Cargo Data da Eleição
Gesner José de Oliveira Filho Coordenador 28 de março de 2025
Flavia Maria Bittencourt Membro do Comitê 28 de março de 2025
Nicandro Durante Membro do Comitê 28 de março de 2025

O Comitê de Auditoria Estatutário é um órgão colegiado de assessoramento, vinculado diretamente ao Conselho de Administração da Companhia. Este Comitê funciona de forma permanente e em conformidade com as normas editadas pelos órgãos reguladores do mercado de capitais. Suas competências e atividades estão descritas no Estatuto Social da Companhia e no Regimento Interno do Comitê de Auditoria Estatutário.

O Comitê de Remuneração e o Comitê de Controle e Riscos são órgãos vinculados ao Conselho de Administração. As definições de composição e atividades de cada Comitê encontram-se elencados no Regimento Interno dos Comitês.

Os membros do Comitê de Remuneração são:

Nome Cargo Data da Eleição
Claudio Ongaro Membro do Comitê 28 de março de 2025
Nicandro Durante Membro do Comitê 28 de março de 2025
Alessandra Michelini Membro do Comitê 28 de março de 2025

Os membros do Comitê de Controle e Riscos são:

Nome Cargo Data da Eleição
Herculano Aníbal Alves Presidente 28 de março de 2025
Gesner José de Oliveira Filho Membro do Comitê 28 de março de 2025
Adrian Calaza Membro do Comitê 28 de março de 2025
Gigliola Bonino Membro do Comitê 28 de março de 2025
Claudio Giovanni Ezio Ongaro Membro do Comitê 28 de março de 2025

Os membros do Comitê de ESG são:

Nome Cargo Data da Eleição
Nicandro Durante Membro do Comitê 28 de março de 2025
Claudio Giovanni Ezio Ongaro Membro do Comitê 28 de março de 2025
Alberto Mario Griselli Membro do Comitê 28 de março de 2025
Gesner José de Oliveira Filho Membro do Comitê 28 de março de 2025
Gigliola Bonino Membro do Comitê 28 de março de 2025

O Comitê de ESG é um órgão vinculado ao Conselho de Administração. As definições de composição e atividades do Comitê encontram-se elencados no Regimento Interno do Comitê de ESG.

Fechar Nicandro Durante Membro independente do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Durante é cidadão brasileiro e italiano, nascido em setembro de 1956, com bacharelado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Com quase quarenta anos de experiência na indústria do tabaco, desde 2011 o Sr. Durante atuou como CEO da British American Tobacco, onde ocupou diversos cargos de alta administração durante as últimas décadas, incluindo Diretor Financeiro Corporativo, Diretor Regional, Diretor Executivo e Diretor de Operações. O Sr. Durante atuou como Diretor Independente até julho de 2022 e também como Diretor Presidente até 2023, da Reckitt Benckiser, uma companhia líder no setor de saúde e cuidados. O Sr. Nicandro ocupa atualmente os cargos de Presidente do Conselho de Administração, do Comitê de Remuneração e do Comitê de Environmental, Social & Governance da Companhia desde 2019.

Fechar Flavia Maria Bittencourt Membro independente do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

A Sra. Bittencourt é formada em Engenharia Química pela UFRJ, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e outros certificados da London Business School e do INSEAD. A Sra. Bittencourt tem uma vasta experiência profissional em diferentes funções e setores, como 8 anos em bancos, 10 anos em telecomunicações e 3 anos em private equity. A partir de 2013, foi CEO da Sephora Latin America e, desde setembro de 2021, é Diretora Geral da Adidas Latin America. Até 2019, foi conselheira independente da Marisa Lojas S.A., e atualmente ocupa o cargo de conselheira, tanto na BRF S.A., desde abril de 2020, quanto no Grupo Oncoclínicas, desde 2021. A Sra. Bittencourt foi membro independente do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria Estatutário da TIM Participações S.A. de julho de 2019 a agosto de 2020. Desde 2020, ela é membro independente do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria Estatutário da TIM S.A.

Fechar Gesner José de Oliveira Filho Membro independente do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Oliveira é sócio da GO Associados e Professor de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 2020, o Sr. Oliveira foi certificado como Membro do Comitê de Auditoria (CoAud) pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Sua experiência inclui entidades públicas e privadas. Atualmente, o Sr. Oliveira atua como membro do Conselho de Administração, como coordenador Comitê de Auditoria Estatutário e como membro do Comitê de Controle e Riscos e do Comitê de Environmental, Social & Governance da TIM. O Sr. Oliveira também atua como membro do Conselho de Administração da Braskem e Coordenador do Comitê de Conformidade e Auditoria Estatutário, Presidente do Conselho de Administração da Estre Ambiental, bem como membro do Conselho de Auto-Regulação da FEBRABAN. Sua experiência anterior inclui ser membro do conselho de administração da Uber, Usiminas, Sabesp, CESP, Nossa Caixa e Varig. O Sr. Oliveira atuou como CEO da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (2007-2011), uma das maiores empresas de água do mundo; Presidente do CADE, a autoridade antitruste federal brasileira (1996-2000); Secretário Adjunto de Política Econômica (1993-1995) e Secretário de Acompanhamento Econômico (1995), ambos no Ministério da Fazenda. É PhD em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), mestre pela Universidade de Campinas e bacharel pela Universidade de São Paulo. Trabalha como consultor privado desde a década de 1990 e publicou vários livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Seu trabalho tem se concentrado em política de concorrência, macroeconomia e infraestrutura, que estão relacionados com sua experiência no CADE, no Ministério da Fazenda e na SABESP, respectivamente. Recentemente, recebeu o Prêmio Jabuti por seu livro Nem Negacionismo, Nem Apocalipse – Economia do meio ambiente: uma perspectiva brasileira.

Fechar Herculano Aníbal Alves Membro independente do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Herculano é um executivo com ampla experiência no mercado financeiro, tendo atuado em empresas do Grupo Bradesco, Banco ABN AMRO, Unibanco e Banco Bozzano Simonsen. Atualmente, é membro dos Conselhos Fiscais da Cielo, Grendene, Metalúrgica Gerdau e Tivio, além de suplente no Conselho Fiscal da Gerdau S.A. e integrante do Comitê Financeiro e de Riscos da Marfrig. Também compõe o Conselho de Administração da Marfrig e da TIM S.A., com participação ativa em seus comitês de assessoramento, incluindo o Comitê de Auditoria Estatutário (como especialista financeiro) e o Comitê de Controle e Riscos. É economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui mestrado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Complementou sua formação com um curso de extensão na Kellogg School of Management da Northwestern University e formação executiva em Risco, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG.

Fechar Gigliola Bonino Membro do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

A Sra. Gigliola Bonino atuou no setor de Telecomunicações como Head of Administration & Financial Statements and Sustainability Reporting da Telecom Itallia S.p.A. e do Grupo TIM, de maio de 2018 a dezembro de 2019, e também atuou como membro do Conselho de Administração da TIM Brasil Serviços e Participações S.A., entre abril de 2018 e março de 2019, retornando ao referido cargo em agosto de 2023, no qual permanece atualmente, e entre abril de 2018 e março de 2020 atuou como membro do Conselho de Administração da empresa INWIT S.p.A, subsidiária da Telecom Italia S.p.A. Também atuou no setor bancário, entre  outubro de 2020 a dezembro de 2021, como Vice-Presidente da TIMFin S.p.A., empresa coligada da Telecom Italia S.p.A., e de dezembro de 2021 a agosto de 2022, integrou o Conselho de Administração da empresa DAPHNE 3 S.p.A. Atualmente atua como Head of Financial Reporting, Accounting & Revenue Assurance da Telecom Italia S.p.A. e do Grupo TIM desde dezembro de 2021, e desde outubro de 2022 atua como Presidente do Conselho de Administração da empresa TIM Retail S.r.l, subsidiária da Telecom Italia S.p.A.

Fechar Claudio Giovanni Ezio Ongaro Membro do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Ongaro é um cidadão italiano, nascido em Milão, Itália, com diploma universitário em Engenharia Eletrônica concedido em 1993 pelo Politecnico di Milano, em Milão, Itália. O Sr. Ongaro desenvolveu sua carreira no setor de telecomunicações, ocupando cargos de gerência na Itália e no exterior, principalmente no Reino Unido, na América do Sul, na Grécia e no Oriente Médio. Em particular, ele iniciou sua carreira em 1995 na Omnitel Pronto Italia, participando da fundação da empresa com funções de responsabilidade crescente na rede. Após uma experiência no mercado de serviços de infraestrutura, em 2003, trabalhou na Cable & Wireless como Diretor Técnico do Grupo de Telefonia Móvel e, posteriormente, como Diretor Sênior de Estratégia. Em 2007, ingressou no Grupo Orascom, inicialmente na área de banda larga sem fio e, posteriormente, na subsidiária Wind Hellas como Chief Strategy Officer e Chief of Fixed Business. A partir de 2010, trabalhou na Wind Telecomunicazioni como Head of Strategy and M&A e, posteriormente, após a fusão com a H3G em 2016, na WindTre como CEO, responsável pela coordenação dos principais projetos estratégicos da empresa. Ele ingressou no Grupo TIM em 2019. Em dezembro de 2021, foi nomeado Chief Strategy & Business Development Officer da TIM S.p.A., mantendo sua responsabilidade anterior como Head of Wholesale Market.

Fechar Adrian Calaza Membro do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Calaza é formado em administração de empresas pela Universidade de Belgrano e possui MBA em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade de CEMA. Com ampla experiência no setor de telecomunicações, o Sr. Calaza foi eleito Diretor Financeiro da Telecom Italia S.p.A. em 1º de março de 2022. Antes disso, ocupou o cargo de Diretor Financeiro do Grupo ARCOR desde agosto de 2021 e, desde setembro de 2016, de Diretor Financeiro da TIM Participações (atualmente TIM S.A.). Antes disso, atuou como Diretor Financeiro na Telecom Argentina de 2009 a 2016, onde também foi Gerente de Serviços Administrativos Corporativos de 2007 a 2009. Anteriormente, o Sr. Calaza ocupou vários cargos executivos, incluindo Gerente de Investimentos e Controle na TIM Participações da 2006 a 2007, Diretor Financeiro da Telecom América Latina S.A. de 2004 a 2005 e Diretor Financeiro da Entel S.A. de 2000 a 2004. O Sr. Calaza ingressou no Grupo Telecom Italia em janeiro de 1999, onde ocupou vários cargos, incluindo Diretor Financeiro Diretor da Entel S.A., na Bolívia, subsidiária do Grupo Telecom Italia e Diretor Financeiro Corporativo da Telecom América Latina S.A. no Brasil.

Fechar Alessandra Michelini Membro do Conselho de Administração

Data de eleição: 27 de março de 2025

A Sra. Michelini tem mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações e digital, a maior parte dos quais passou na TIM. É formada em Engenharia Eletrônica para Telecomunicações e iniciou sua carreira em uma consultoria multinacional antes de ingressar na TIM em 2003. Ao longo dos anos, a empresa, líder no setor, passou por um ambicioso processo de reestruturação financeira e empresarial, para o qual Alessandra Michelini contribuiu por meio de papéis fundamentais. Atualmente, ela atua como Chefe de Transformação na TIM, onde é responsável por identificar iniciativas inovadoras, digitais e disruptivas para aumentar a eficiência em diferentes áreas e melhorar a lucratividade e as margens de serviço. Ao longo de sua carreira, ela ocupou vários cargos dentro da organização. Depois de uma função inicial no departamento de tecnologia, onde se concentrou em serviços inovadores e tecnologias emergentes com responsabilidade pelos planos de desenvolvimento de tecnologia, ela passou para funções de equipe, assumindo funções executivas em Procurement, Enterprise e Revenue Office. Ela também trabalhou em estreita colaboração com vários CEOs e presidentes como chefe de gabinete. Alessandra Michelini obteve um Mestrado Executivo em Mídia e Telecomunicações pela MIP Politecnico di Milano e um Mestrado em Treinamento Gerencial pela Ambrosetti. Ativamente comprometida com a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e voltado para a mudança, ela participa como modelo em eventos organizados pela TIM e outras associações dedicadas a valorizar o talento feminino e reduzir os estereótipos de gênero. Ela é membro do conselho de várias empresas participantes da TIM, incluindo TIM Retail, Polo Strategico Nazionale e TIM S.A.

Fechar Leonardo de Carvalho Capdeville Membro do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Capdeville é formado em engenharia eletrônica com especialização em telecomunicações. Possui MBA realizado na Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ, bem como cursos de especialização internacional em International Program of Management Development no Institute for Executive Development – Madri e Disruptive Innovation na Harvard Business School. Atuou como Diretor na Telefônica – Vivo, entre 1998 e 2014, como Conselheiro de Administração no CpQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, entre 2017 e 2024, e como Chief Technology and Information Officer (CTIO) da TIM S.A., entre 2014 e 2024. Atualmente, possui o cargo de Chief Technology Officer (CTO) da Telecom Italia S.p.A.

Fechar Alberto Mario Griselli Membro do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Griselli atua como CEO da TIM desde janeiro de 2022. Ingressou na TIM em 2019 como Chief Revenue Officer, sendo responsável por toda a geração de receita da Companhia. Também é membro do Conselho de Administração da TIM SA, Presidente do Conselho de Administração da TIM Brasil e conselheiro não executivo da Digicel. O Sr. Griselli formou-se em Engenharia Eletrônica pela Universidade La Sapienza em Roma e possui FMBA pela Universidade de Columbia, Nova York. Ele começou sua carreira em consultoria de gestão na Itália e posteriormente mudou-se para Londres. Atua na América Latina e no Brasil desde 2004. Possui mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações e ocupou cargos relevantes como Vice-Presidente para a América Latina da TIMwe, fornecedora global de soluções para operadoras, e Diretor Geral para o Brasil e América Latina da Value Partners, empresa de consultoria de alta gestão. À frente da TIM Brasil, lidera uma equipe de cerca de 10 mil colaboradores impulsionando a alta performance da empresa em mobile, abrindo caminho para a expansão da empresa em mercados adjacentes como serviços digitais, banda larga e soluções B2B, ao mesmo tempo em que integra pessoas, sociedade e meio ambiente na estratégia de negócios. Ao longo de sua carreira profissional, o Sr. Griselli trabalhou em aspectos cruciais do desempenho das empresas e liderou iniciativas que vão desde planejamento estratégico e transformação, turnaround e eficiência, desenvolvimento de novos negócios e gerenciamento de mudanças.

Fechar Alberto Mario Griselli Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores

Data de eleição: 31 de janeiro de 2022

Alberto Mario Griselli é formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade La Sapienza, em Roma, e FMBA pela Universidade Columbia. Com mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações, ele ocupou cargos relevantes, como Vice-Presidente da América Latina na TIMwe, provedora global de soluções de envolvimento móvel para operadoras de telecomunicações e Diretor Administrativo no Brasil pela Value Partners, uma empresa de consultoria de gerenciamento. Ao longo de sua carreira profissional, Griselli trabalhou em diversos tópicos relevantes para o desempenho das empresas, com projetos que variam de planejamento estratégico a segmentação de clientes, definição de proposta de valor, concepção de ofertas, preços e promoções, abordagem de inserção no mercado e experiência do cliente. Griselli assumiu o cargo de Diretor de Receitas da TIM Participações S.A. e TIM S.A. em 30 de julho de 2019. Em 31 de janeiro de 2022 foi eleito CEO da TIM S.A. e, em 01 de fevereiro de 2023 foi eleito Diretor de Relações com Investidores.

Fechar Andrea Palma Viegas Marques Diretora Financeira

Data de eleição: 27 de fevereiro de 2023

Andrea Palma Viegas Marques é administradora pela Universidade Cândido Mendes, possuindo Master Bussiness Administration (“MBA”) em Finanças Corporativas pelo Ibmec e até o presente momento desempenhava a função executiva de Diretora de Planejamento e Controle na Companhia. A Sra. Viegas possui mais de 20 anos no setor de telecomunicações, sendo 17 anos no Grupo TIM, exercendo diferentes funções nas áreas financeira, de marketing e de tecnologia. Ao longo de sua carreira também atuou em setores de Óleo e Gás, Auditoria e Recursos Humanos.

Fechar Bruno Mutzenbecher Gentil Business Support Officer

Data de eleição: 14 de abril de 2020

Bruno Mutzenbecher Gentil é graduado em Administração de Empresas e Diretor de Fornecimento (anteriormente Diretor de Compras e Cadeia de Suprimentos) da TIM Participações desde fevereiro de 2018. De 2016 a 2017, o Sr. Gentil atuou como Vice-Presidente Executivo de Recursos Corporativos da Telefônica Brasil S.A., onde também ocupou o cargo de Vice-Presidente Executivo de Estratégia e Consolidação entre 2015 e 2016. Anteriormente, de 2013 a 2015, o Sr. Gentil atuou como Vice-Presidente Executivo de Finanças na GVT – Global Village Telecom S.A., onde também ocupou o cargo de Vice-Presidente de Controller no período de 2006 a 2013.

Fechar Mario Girasole Regulatory and Institutional Affairs Officer

Data de eleição: 14 de abril de 2020

Mario Girasole possui Laurea Magistralis em Economia pela Universidade LUISS (Roma). Ele também tem um LL.M. em Direito Comercial Internacional (Londres), pós-graduação em Política de Concorrência, em Comércio Internacional e História Econômica Moderna, e educação executiva na London Business School (Finanças), Harvard (Escola de Governo), Columbia Business School (Advanced Management Program) e INSEAD (Programa de Diretores Internacionais e Finanças Corporativas Avançadas). Ele ingressou na TIM em 1997, na área regulatória e de preços, em Roma. De 2000 a 2003, chefiou, em Bruxelas, as relações do Grupo TIM com as instituições da União Europeia e foi nomeado para o cargo de Vice-Presidente do Setor Móvel Europeu (GSM Europe). A partir de 2004, ele foi chefe de Assuntos Públicos e Regulatórios da Telecom Italia America Latina e da TIM Brasil. Nesse período, trabalhou também como diretor da Entel Bolivia e diretor suplente da TIM Participações. O Sr. Girasole é o Diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Empresa desde janeiro de 2009 e, desde 2012, também dirige os departamentos de Assessoria de Imprensa e Responsabilidade Social Corporativa. Ele também é membro dos Conselhos e Conselhos de entidades nacionais e internacionais, incluindo o SindiTelebrasil, a GSM América Latina, a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e o Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência (IBRAC). Girasole foi ordenado Cavaleiro (2014) e Diretor (2018) da Ordem da Estrela da Itália pelo Presidente da República Italiana “por promover relações amistosas e cooperação com outros países e laços com a Itália”. No Brasil, ele recebeu a Medalha do Pacificador e a Medalha do Exército pelo Ministério da Defesa (2018).

Fechar Fabiane Reschke Diretora Jurídica

Data de eleição: 17 de outubro de 2022

Fabiane Reschke, é brasileira nascida em Veranópolis, Rio Grande do Sul, graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1993. Possui mais de 20 anos de experiência na gestão de departamentos jurídicos, 3 anos de experiência na indústria de radiodifusão, 13 anos de experiência em telecomunicações e 8 anos de experiência na indústria de seguros. De 1997 a 2000, foi advogada do Grupo RBS de Comunicações. Entre 2000 e 2007, atuou como Diretora Jurídica da Terra Networks Brasil S.A, provedor de acesso à Internet do Grupo Telefónica. Entre 2008 e 2011, foi Diretora Jurídica da Telefónica Brasil S.A. e Vivo S.A. Entre 2011 e 2013, foi Diretora Jurídica da SulAmérica S.A. De 2013 a 2015, Diretora Chefe de Gabinete da Presidência da Telefónica S.A. e de 2016 a 2022 foi Diretora Jurídica, de Relações Institucionais e Governamentais da SulAmérica S.A.

Fechar Maria Antonietta Russo People, Culture & Organization Officer

Data de eleição: 05 de maio de 2021
Maria Antonietta Russo é italiana, graduada em Psicologia do Trabalho e Organização, Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Sapienza de Roma e possui Mestrado em Psicologia do Trabalho e Organização, Gestão de Recursos Humanos pela Scuola Romana di Psicologia del Lavoro e dell´Organizzazione. A Sra. Russo ocupou diversos cargos executivos, incluindo o de Head de Recursos Humanos Regional de 2018 a 2019, Head de Desenvolvimento e Educação de Pessoas 2016 a 2018 e Diretora Sênior de Desenvolvimento de Pessoas e Novas Capacidades de 2014 a 2016 na TIM Itália.

Fechar Walmir Kesseli Membro independente do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Walmir Kesseli é graduado em Ciências Econômicas e exerce as funções de Presidente do Conselho Fiscal da TIM desde 2017 e Presidente na organização sem fins lucrativos Working for Africa, desde 2013. Desde 2011 o Sr. Walmir atua como consultor voluntário na organização sem fins lucrativos Missão para o interior da África – MIAF e desde 2016 como secretário da diretoria no Centro de Desenvolvimento Integral Recanto Esperança.

Fechar Elias de Matos Brito Membro independente do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

Elias de Matos Brito é Contador, atualmente, é membro efetivo do Conselho de Administração da USIMINAS S.A., membro do Conselho Consultivo e Coordenador do Comitê de Auditoria da Dislub Equador S. A., presidente do Conselho Fiscal das Companhias Petro Rio S.A. e Gafisa S. A., membro do Conselho Fiscal da Profarma S.A., Companhia de Seguros Aliança da Bahia S.A. e Companhia de Participações Aliança da Bahia, além de atuar como Coordenador do Comitê de Auditoria das Casas Pernambucanas. O Sr. Elias também é sócio fundador da Exato Assessoria Contábil Ltda.

Fechar Gustavo Raldi Tancini Membro independente do Conselho (Suplente)

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Gustavo é formado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – USP, com conclusão em 2008. Possui também Mestrado e Doutorado em Controladoria e Ciências Contábeis pela USP, concluídos respectivamente em 2013 e 2017. Além disso, possui pós-graduação em Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas (FGVLaw), concluída em 2017, e realizou um programa executivo na área de Valuation of Private Assets na Said Business School da Universidade de Oxford, em 2023. Atualmente, atua como Sócio na Momentum Accounting – Contabilidade, Consultoria e Contabilidade, onde ingressou no ano de 2008. Atua como Membro do Comitê de Conformidade e Auditoria Estatutário (CAEE) da Braskem S.A., desde 2024. Atua como professor convidado e independente, além de consultor de diversas instituições, como Fundação Instituto de Pesquisas Contábil, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), Fundação Getúlio Vargas – Escola de Economia de São Paulo (desde 2022), PEGECE da ESALQ/USP (desde 2022), Associação Paulista de Estudos Tributários – APET (desde 2024), Escola de Negócios FBM (desde 2011) e Fundação Alvares Penteado (desde 2012). Possui certificações como International Financial Reporting pela ACCA (Association of Chartered Certified Accountants – UK), International Audit pela ACCA, IFRS pela ICAEW (Institute of Chartered Accountants of England and Wales), IFRS for SMEs pela ICAEW, bem como de Perito Contábil pela CNPC junto ao CFC.

Fechar Carlos Eduardo do Nascimento Membro independente do Conselho (Suplente)

Data de eleição: 27 de março de 2025

O Sr. Carlos é Graduado em Tecnologia da Informação, Formação de Conselheiros de Administração, MBA em Gestão Estratégica de Empresas, Especialista em BI e TI Empresarial. O Sr. Carlos Eduardo do Nascimento tem 20 anos de experiência no ramo de Telecomunicações. Atuação no mercado de Serviços e Soluções de TI como Sócio e Diretor em várias empresas. Atuação executiva em Gestão de TI, Consultoria Empresarial, Fusão e Aquisição, Gestão de Projetos e Processos. Membro da Diretoria Estatutária da ACP em diversas gestões, na Vice-presidência e nos Conselhos Fiscal e Deliberativo.

Fechar Heloisa Belotti Bedicks Membro independente do Conselho

Data de eleição: 27 de março de 2025

A Sra. Heloisa Belotti Bedicks é membro do Conselho de Administração do Grupo Mapfre e da Vale S.A. Atua como membro dos Comitês de Auditoria da Brasilseg Companhia de Seguros, da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e do Conselho Fiscal da TIM. De forma voluntária atua como membro dos Conselhos Fiscais da Fundação Boticário e do Pacto Global da ONU, e compõe o Conselho Deliberativo da ONG – Portas Abertas no Brasil e na Holanda. Foi Deputy Chairman do GNDI – Global Network of Director Institute e conselheira do ICGN – International Corporate Network. Integrou o Conselho de Administração do BNDES, da BNDESpar e do FINAME por 3 anos até janeiro de 2023, bem como seu Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Remuneração e Sucessão, o Comitê de Responsabilidade Social, Ambiental e de Mudanças Climática e, também seu Comitê de Auditoria. Entre 2020 e 2022 atuou como membro do Conselho Fiscal da Braskem S.A., da Associação dos Apoiadores do Comitê de Aquisições e Fusões – ACAF (B3, Anbima e IBGC), como membro do Conselho da MAPFRE Seguradora de Garantias e Créditos S.A., do Conselho Consultivo do Fundo Ethical do ABN AMRO Asset Management, do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e o do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BMF&Bovespa. Atuou como conselheira consultiva nas empresas familiares Tecelagem de Fitas Progresso Ltda. e PH Fit – Fitas e Inovações Têxteis Ltda.

Fechar Anderson dos Santos Amorim Membro independente do Conselho (Suplente)

Data de eleição: 28 de março de 2024

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Plinio Leite, o Sr. Anderson Amorim é sócio da Exato Assessoria Contábil desde 2009, onde exerce as funções de perito do juízo/tribunal arbitral e assistente técnico. Adicionalmente, atua como consultor empresarial nas áreas financeira, mercado de capitais, societária e tributária. Entre abril de 2020 e março de 2021 foi eleito membro suplente do Conselho Fiscal da TIM, e atualmente é membro titular do Comitê de Auditoria Estatutário da Petro Rio S.A.