Gestão Ambiental

Abrangendo todas as suas operações, a Política Ambiental da TIM descreve três compromissos básicos: a proteção ao meio ambiente, o atendimento aos requisitos legais e normas da organização e a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para aumentar o desempenho ambiental. Além disso, compromete-se com vários princípios, entre os quais, destacam-se gestão de resíduos, consumo eficiente de recursos naturais e melhoria contínua e prevenção da poluição.

Com práticas totalmente alinhadas aos seus normativos, o SGA da TIM, desde 2010, detém a certificação ambiental ISO 14.001 para o Gerenciamento e Operação da Rede nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

O parque de ativos da TIM reúne mais de 30 mil Estações Rádio Base (ERBs), sendo 7 mil provenientes da aquisição dos ativos móveis da Oi, licenciadas pela Anatel e em consonância com as regulamentações locais, como licenças urbanísticas e ambientais, quando aplicáveis. A TIM possui 152 ERBs localizadas em áreas sensíveis para a biodiversidade como APAs e APPs, o que representa menos de 1% do total de ERBs. 

Em sua rede, ao final de 2022, a TIM possuia 1.829 biosites ativos. Entre os aspectos positivos, os biosites reúnem soluções tecnológicas sem causar impacto visual na paisagem, ocupando menos espaço físico para instalação da estrutura.

Para conduzir suas operações dentro dos padrões exigidos pela legislação e, principalmente, para fortalecer seus processos de gestão de riscos ao meio ambiente, a TIM conta com equipes para licenciar e acompanhar a conformidade dos sites da Companhia, como as ERBs, os prédios técnicos e os data centers.

Para obter mais informações sobre a gestão ambiental da TIM, acesse nosso Relatório ESG.