Pular para conteúdo

TIM - Relações com Investidores

A TIM é uma sociedade por ações, de capital aberto, administrada por um Conselho de Administração, uma Diretoria Estatutária, e, supervisionada por um Conselho Fiscal, os quais conduzem seus negócios com ética e transparência, dentro das melhores práticas de governança corporativa.

A Companhia zela pela boa-fé, lealdade, veracidade em seus negócios e, ainda, baseia-se em quatro importantes princípios gerais:

(I) liberdade de decisão;
(II) acesso à informação;
(III) igualdade de tratamento; e
(IV) transparência.

Em 2003, a TIM Participações adotou uma Política de Divulgação e Uso de Informações e de Negociação de Valores Mobiliários, nos termos das determinações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao qual os administradores da Companhia aderiram mediante assinatura de termo de adesão. Como parte dessa política, estabeleceu-se um código de conduta a ser seguido por todos os colaboradores com acesso a informações privilegiadas, além de terem sido impostas restrições às negociações com valores mobiliários de emissão da Companhia em determinados períodos.

A Companhia é administrada por um Conselho de Administração, órgão de deliberação colegiada que exerce a administração superior e é composto por 10 membros (sendo 4 independentes) com mandato de dois anos, permitida a reeleição.

Os deveres e responsabilidades dos membros do Conselho de Administração são determinados pela legislação brasileira, pelo Estatuto Social da Companhia e pelo Regimento Interno do Conselho de Administração. Todas as decisões tomadas pelo Conselho de Administração são registradas em atas e consignadas no livro de Atas do Conselho de Administração, arquivado na sede da Companhia.

Em consonância com o regulamento do Novo Mercado, a Companhia atende integralmente a regra de que a composição do Conselho de Administração seja de no mínimo 2 conselheiros independentes ou 20%, o que for maior. O Conselheiro Independente caracteriza-se por:

  • Não ter qualquer vínculo com a organização, exceto participação não relevante no capital;
  • Não ser acionista controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao acionista controlador (pessoas vinculadas a instituições de ensino e/ou pesquisa estão excluídas dessa restrição);
  • Não ter sido, nos últimos 3 anos, empregado ou diretor da Companhia, do acionista controlador ou de sociedade controlada pela Companhia;
  • Não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência;
  • Não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda da independência;
  • Não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia;
  • Não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição);
  • Também são considerados membros independentes, aqueles eleitos na forma do art. 141, §§ 4º e 5º da LSA.

O Conselho de Administração se reúne ordinariamente uma vez por trimestre e extraordinariamente mediante convocação feita por seu Presidente, ou por quaisquer dois Conselheiros, ou pelo Diretor Presidente da Companhia. O Presidente do Conselho de Administração poderá convidar para participar das reuniões do órgão qualquer membro da Diretoria, outros executivos da Companhia, assim como terceiros que possam contribuir com opiniões ou recomendações relacionadas às matérias a serem deliberadas. Os convidados a participar das reuniões do Conselho de Administração não terão direito de voto.

A relação abaixo apresenta os atuais membros efetivos do Conselho de Administração e seus respectivos cargos:

Nome Cargo Data da Eleição
Nicandro Durante Presidente do Conselho 28 de março de 2019
Flavia Maria Bittencourt Membro independente do Conselho 30 de julho de 2019
Gesner José de Oliveira Filho Membro independente do Conselho 28 de março de 2019
Herculano Aníbal Alves Membro independente do Conselho 28 de março de 2019
Agostino Nuzzolo Membro do Conselho 28 de março de 2019
Carlo Nardello Membro do Conselho 28 de março de 2019
Elisabetta Romano Membro do Conselho 28 de março de 2019
Sabrina Di Bartolomeo Membro do Conselho 11 de fevereiro de 2020
Carlo Filangieri Membro do Conselho 11 de fevereiro de 2020
Pietro Labriola* Membro do Conselho 28 de março de 2019

 

Nicandro Durante é um cidadão brasileiro e italiano, nascido em setembro de 1956, com Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Brasil.  Com quase quarenta anos de experiência na indústria do tabaco, desde 2011 o Sr. Durante atuou como CEO da British American Tobacco, onde ocupou diversos cargos de gerência durante as últimas décadas, incluindo Diretor Financeiro Corporativo, Diretor Regional, Executivo Diretor, Diretor de Operações. O Sr. Durante é diretor não executivo e diretor sênior independente da Reckitt Benckiser, uma empresa líder no setor de saúde e cuidados e Presidente do Conselho Administrativo da TIM Participações e do Comitê de Remuneração.

Carlo Nardello é um cidadão italiano, nascido em Roma, na Itália, com um diploma universitário em Economia, emitido em 1988 pela LUISS (Libera Università Internazionale degli Studi Sociali). Nardello tem mais de 20 anos de experiência na indústria de radiodifusão e comunicações. De novembro de 2016 a 2018, foi cofundador e CEO da CscVision, uma empresa de consultoria em mídia e marketing, bem como, a partir de maio de 2017, Chefe de Gabinete dos Comissários Especiais da Alitalia (companhia aérea nacional da Itália). De maio de 2000 a novembro de 2016, ele ocupou vários cargos no RAI Group (Rai - Radiotelevisione Italiana S.p.A., empresa de televisão e mídia pública da Itália). Antes disso, ele trabalhou na Lego Company, The Walt Disney Company e Johnson and Johnson. Nardello é atualmente professor de Marketing Digital na Universidade La Sapienza em Roma, professor de Economia de Mídia na Universidade LUMSA em Roma, e também foi Professor de Marketing na UNISOB em Nápoles. Ele é autor de livros sobre marketing televisivo e no mercado digital. Ele atua como Diretor de Estratégia, Experiência do Cliente e Transformação na Telecom Italia S.p.A (operadora italiana da TLC) desde janeiro de 2019. Ele é Presidente do Conselho Administrativo da TIM Vision S.r.L. desde março de 2019, Presidente do Conselho da TIM Ventures S.r.L. e membro do conselho da Inwit S.P.A. desde maio de 2019. Ele é membro do conselho da TIM Participações S.A. desde março de 2019 e membro do conselho de seu Comitê de Remuneração desde abril de 2019 e Presidente do Conselho da TIM S.A. desde outubro de 2019.

Pietro Labriola é cidadão italiano, de Altamura, Bari, Itália, em Administração pela Universidade de Studi de Bari, Itália, em 1991, e mestrado em Gestão de Inovação e Tecnologia pela ASMIT Advanced School of Bari, Itália, em 1993. Com mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações, o Sr. Labriola assumiu o cargo de Diretor de Operações da TIM Participações entre dezembro de 2015 e agosto de 2018; o cargo de Diretor de Operações da TIM Celular S.A. entre abril de 2016 e agosto de 2018; o cargo de Diretor de Operações da TIM S.A. entre maio de 2016 e agosto de 2018; o cargo de Diretor Presidente da TIM S.A. entre fevereiro de 2017 e maio de 2018. Antes disso, ele ocupou os seguintes cargos no grupo Telecom Italia: Diretor de Transformação de 2013 a 2015, Vice-Presidente Executivo de Mercado de Negócios de 2009 a 2012, Vice-Presidente Executivo de Serviços de Linha Fixa de 2007 a 2008, Vice-Presidente Executivo de Marketing de 2001 a 2006. De 1996 a 2001, o Sr. Labriola ocupou cargos como Diretor de Marketing e Diretor de Negócios na Infostrada Serviços de Comunicações Fixas. Labriola assumiu o cargo como CEO da TIM Participações em 3 de abril de 2019; Presidente do Conselho da TIM Participações em 1 de abril de 2019; Presidente do Conselho da TIM Brasil Serv. e Part. S.A. em 2 de julho de 2019; CEO da TIM S.A. em 15 de maio de 2019; e membro do Conselho da TIM S.A. em 29 de outubro de 2019.

Herculano Aníbal Alves desenvolveu sua carreira profissional no mercado financeiro com atuação como executivo em empresas como o Grupo Bradesco, Banco ABN AMRO, Unibanco e Banco Bozzano Simonsen. Atualmente, é membro do conselho fiscal da Cielo S.A. e da Grendene S.A. e do Comitê de Finanças e Riscos da Marfrig. Ele também é membro do Consleho da TIM Participações S.A. e de seus comitês consultivos, a saber, o Comitê de Auditoria Legal (como Especialista Financeiro) e o Comitê de Controle e Riscos. Ele possui Bacharelado em Economia pela PUC-SP e Mestrado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), com extensão na Kellogg. Sua formação acadêmica também inclui educação em Riscos, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG.

Elisabetta Romano é uma cidadã italiana, nascida em Milão, na Itália, com mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Salerno - Fisciano (Itália) em 1987. Ela tem mais de 30 anos de experiência na indústria de telecomunicações, tecnologia da informação e mídia, nos Estados Unidos e na Europa. Antes de ser nomeada, em 1º de julho de 2018, Diretora de Tecnologia da Telecom Italia S.p.A., Romano desenvolveu sua carreira no Ericsson Group, onde trabalhou de 1998 a 2018, ocupando vários cargos de alta gerência. Ela foi homenageada como uma das 50 Principais Mulheres em Tecnologia de 2017 pelo Conselho Nacional de Diversidade. Atualmente, ela é Diretora de Inovação e Parceria da Telecom Italia S.p.A. Ela é membro do conselho da TIM Ventures S.r.L. desde maio de 2019 e do conselho da INWIT S.P.A. desde março de 2020. Ela é membro do conselho da TIM Participações S.A. desde março de 2019.

Gesner José de Oliveira Filho é sócio da GO Associados e professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas.  Foi certificado como conselheiro independente pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Tem experiência em entidades públicas e privadas. Atualmente, é membro do Conselho Administrativo da TIM Participações S.A. e de seus comitês consutivos, a saber, Comitê de Auditoria Legal, como seu Coordenador, e do Comitê de Controle e Riscos. Também é membro dos Conselhos Administrativos da Braskem, Iguá Saneamento S.A. e Estre Ambiental, bem como membro do Conselho de Autorregulação da FEBRABAN. Sua experiência prévia em conselhos inclui participação como membro do conselho da Usiminas, Sabesp, CESP, Nossa Caixa e Varig. Além disso, Gesner é membro do Conselho Administrativo do Instituto Iguá de Sustentabilidade e CIEE, instituições sem fins lucrativos. Seus cargos anteriores incluem CEO da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (2007-11), uma das maiores empresas de água do mundo; Presidente do CADE, a autoridade antitruste federal (1996-2000); Subsecretário de Política Econômica (1993-95) e Secretário de Acompanhamento Econômico (1995), ambos no Ministério da Fazenda. Ele recebeu seu PhD em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), seu Mestrado da Universidade de Campinas e Bacharelado pela Universidade de São Paulo. Ele tem trabalhado como consultor privado desde a década de 1990 e publicou vários livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Seu trabalho tem foco em política de concorrência, macroeconomia e infraestrutura, relacionados com sua experiência no CADE, Ministério da Fazenda e Sabesp, respectivamente.

Agostino Nuzzolo é um cidadão italiano, nascido em Caserta, Itália, com graduações em Direito, Economia e Ciências Econômicas e Segurança Financeira. De 1986 a 2006, Nuzzolo trabalhou em Guardia di Finanza. De 2006 a 2016, Nuzzolo atuou como Diretor Jurídico do Grupo, como Chefe de Assuntos Fiscais, como Diretor de Assuntos Fiscais e Jurídicos e Compliance no Grupo Italcementi. De 2016 a janeiro de 2017, Nuzzolo atuou como Diretor Jurídico, Diretor de Operações e Secretário do Conselho de Administração da Italmobiliare S.P.A. Nuzzolo atualmente é professor de Direito Tributário na Universidade ROMA TRE em Roma e autor de vários livros e artigos acadêmicos de tributação e governança fiscal. Tem atuado como Diretor Jurídico e Chefe Jurídico e Fiscal da Telecom Italia S.P.A. (operadora italiana) desde janeiro de 2017 e atua como Secretário do Conselho de Administração da Telecom Italia S.P.A. desde maio de 2017. Ele também atuou como Diretor Interino de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da Telecom Italia S.p.A. de dezembro de 2017 a março de 2018. É membro do conselho da Telecom Italia Sparkle S.P.A. e membro do conselho da Flash Fiber S.r.L. desde março de 2019 e membro do conselho da Inwit S.P.A., desde abril de 2017. É membro do conselho da TIM Participações S.A. e de seus comitês consultivos, a saber, o Comitê de Remuneração e o Comitê de Controle e Riscos desde abril de 2018.

Flavia Maria Bittencourt possui Bacharel em Engenharia Química pela UFRJ, com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e outros certificados pela London Business School e INSEAD. Bittencourt tem uma vasta experiência profissional em diferentes cargos e setores, como 8 anos em Bancos, 10 anos em Telecomunicações e 3 anos em Private Equity. A partir de 2013, foi CEO da Sephora Latin America e, desde maio de 2019, é CEO da Adidas Brasil. Até 2019, ela foi membro independente do conselho da Marisa Lojas S.A. Bittencourt é membro independente do Conselho Administrativo e do Comitê de Auditoria Legal da TIM Participações S.A. desde julho de 2019.

Sabrina Di Bartolomeo é uma cidadã italiana, nascida em Turim, na Itália, com um Mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade de Turim. Di Bartolomeo iniciou sua carreira como Auditora na Arthur Andersen em 1996, concentrando-se principalmente em grandes clientes nos setores de telecomunicações e automotivo, depois especializando-se no mercado de capitais global, apoiando a equipe de Chicago no fornecimento de serviços para empresas italianas listadas em bolsas de valores dos EUA. De 2002 a 2006, ocupou cargos de liderança no Grupo Fiat até tornar-se CAO do Grupo Fiat Powertrain Technologies. Foi Diretora de Finanças do Grupo Wind Telecom entre 2006 e 2012 e CFO e Diretora Executiva do Sigma Tau Group (farmacêutica) entre 2012 e 2015, ocupando também vários cargos de Diretora Executiva em ambos os grupos. Posteriormente, foi Sócia de um Fundo de Private Equity, depois Sócia Assalariada da PwC na área de Reestruturação de Negócios e Gerenciamento de Turnaround, apoiando grandes grupos em estado de crise na preparação dos planos de reestruturação industrial e financeira e F&A e empresas em dificuldade financeira. Em 2019, ingressou na Telecom Italia S.p.A. (operadora italiana de TLC), onde atualmente é VP de Planejamento e Controle do Grupo. Ela é membro do conselho da INWIT S.P.A. desde março de 2020. É membro do conselho da TIM Brasil Serv. e Part. S.A. desde janeiro de 2020, membro do conselho da TIM Participações S.A. e de seu Comitê de Controle e Riscos, membro do conselho da TIM S.A. desde fevereiro de 2020.

Carlo Filangieri, cidadão italiano, nascido em Roma, Itália, formado em Engenharia Eletrônica em 1992 pela Universidade de Roma - La Sapienza. Filangieri tem mais de 25 anos de experiência em tecnologia da informação e telecomunicações, bem como serviços e operações para clientes. Ele gerencia grandes projetos críticos e organizações especializadas em redes móveis e fixas, tecnologia da informação, computação em nuvem, atendimento ao cliente e compartilhamento de rede. Ele é autor de vários artigos sobre tecnologia da informação e comunicação e membro da “Il Quadratodella Radio” (uma associação líder de indivíduos importantes no campo das telecomunicações na Itália). Ativo no Grupo Telecom Italia desde 1993, foi Diretor Técnico da TIM Brasil entre 2012 e 2014, concentrando esforços na melhoria da qualidade da rede e desenvolvendo projetos relacionados ao 4G e ao serviço de fibra “TIM LIVE”. Em 2015, foi responsável pela Telecom Italia S.P.A. (operadora italiana de TLC) do projeto referente à sinergia e integração entre redes e tecnologia da informação. De março de 2016 a outubro de 2019, foi Diretor de Acesso Aberto, um departamento focado no planejamento, desenvolvimento e gerenciamento da rede de acesso da Telecom Italia S.pA. Atualmente, é COO Adjunto da Telecom Italia SpA. É CEO da CD FIBRE SrL desde junho de 2016 e desde julho de 2016 membro do conselho da Flash Fiber, a joint venture entre a TIM e a Fastweb para o desenvolvimento do FTTH. É membro do conselho da TIM Participações S.A. e de seu Comitê de Controle e Riscos desde fevereiro de 2020.

*A posse e o exercicio do cargo de administrador ficam condicionados à concessão, pela Coordenação Geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, do respectivo visto, nos termos de legislação em vigor, ocasião em que lhe será outorgado todos os poderes necessários.

Nenhum dos membros do Conselho de Administração era proprietário ou usufrutuário de 1% ou mais das ações ordinárias da Companhia ao final de 2017.

Comitês de Assessoramento

O Conselho de Administração possui três Comitês de assessoramento, com funções recomendatórias, e são compostos apenas por membros do Conselho, os quais são: Comitê de Auditoria Estatutário, Comitê de Remuneração e Comitê de Controle e Riscos. Os membros do Comitê de Auditoria Estatutário são:

Nome Cargo Data da Eleição
Gesner José de Oliveira Filho Coordenador 28 de março de 2019
Flavia Maria Bittencourt Membro do Comitê 30 de julho de 2019
Herculano Aníbal Alves Membro do Comitê 28 de março de 2019

O Comitê de Auditoria Estatutário é um órgão colegiado de assessoramento, vinculado diretamente ao Conselho de Administração da Companhia. Este Comitê funciona de forma permanente e em conformidade com as normas editadas pelos órgãos reguladores do mercado de capitais. Suas competências e atividades estão descritas no Estatuto Social da Companhia e no Regimento Interno do Comitê de Auditoria Estatutário.

O Comitê de Remuneração e o Comitê de Controle e Riscos são órgãos vinculados ao Conselho de Administração. As definições de composição e atividades de cada Comitê encontram-se elencados no Regimento Interno dos Comitês.

Os membros do Comitê de Remuneração são:

Nome Cargo Data da Eleição
Carlo Nardello Membro do Comitê 28 de março de 2019
Nicandro Durante Membro do Comitê 28 de março de 2019
Agostino Nuzzolo Membro do Comitê 28 de março de 2019

Os membros do Comitê de Controle e Riscos são:

Herculano Aníbal Alves Presidente 28 de março de 2019
Gesner José de Oliveira Filho Membro do Comitê 28 de março de 2019
Agostino Nuzzolo Membro do Comitê 28 de março de 2019
Sabrina Di Bartolomeo Membro do Comitê 11 de fevereiro de 2020
Carlo Filangieri Membro do Comitê 11 de fevereiro de 2020

A Diretoria Estatutária é o órgão de representação e executivo de administração da Companhia. Formada por 1 Diretor Presidente e 6 Diretores executivos, é eleita pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos. Todos os Diretores serão eleitos pelo Conselho de Administração e por ele destituíveis a qualquer tempo. Os deveres e responsabilidades dos membros do Conselho de Administração são determinados pela legislação brasileira e pelo Regimento Interno da Diretoria Estatutária. Os atuais Diretores e seus respectivos cargos são os seguintes:

Nome Cargo Data de Eleição
Pietro Labriola Diretor Presidente 14 de abril de 2020
Adrian Calaza Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores  14 de abril de 2020
Leonardo Capdeville Chief Technology Information Officer 14 de abril de 2020
Bruno Mutzenbecher Gentil  Business Support Officer 14 de abril de 2020
Mario Girasole Regulatory and Institutional Affairs Officer 14 de abril de 2020
Jaques Horn Diretor Jurídico 14 de abril de 2020
Alberto Mario Griselli Chief Revenue Officer 14 de abril de 2020

 

Pietro Labriola. Ver “—Conselho de Administração.”


Adrian Calaza é argentino, graduado em administração de empresas pela Universidade de Belgrano e possui MBA em Administração e Administração de Empresas pela Universidade do CEMA. Com vasta experiência no setor de telecomunicações, o Sr. Calaza foi eleito Diretor Financeiro da TIM Participações SA em setembro de 2016. Antes disso, ocupou o cargo de Diretor Financeiro na Telecom Argentina de 2009 a 2016, onde também foi Gerente de Serviços Administrativos Corporativos de 2007 a 2009. Anteriormente, o Sr. Calaza ocupou vários cargos executivos, incluindo Gerente de Gastos de Capital e Controle na TIM Participações SA de 2006 a 2007, Diretor Financeiro da Telecom América Latina SA de 2004 a 2005 e Diretor Financeiro na Entel SA de 2000 a 2004. O Sr. Calaza entrou para o Grupo Telecom Italia em janeiro de 1999, onde ocupou vários cargos, incluindo o de Diretor Financeiro da Entel S.A., na Bolívia, uma subsidiária do Grupo Telecom Italia e Diretor Financeiro Corporativo da Telecom América Latina S.A. no Brasil.  

Bruno Mutzenbecher Gentil é graduado em Administração de Empresas e Diretor de Fornecimento (anteriormente Diretor de Compras e Cadeia de Suprimentos) da TIM Participações desde fevereiro de 2018. De 2016 a 2017, o Sr. Gentil atuou como Vice-Presidente Executivo de Recursos Corporativos da Telefônica Brasil S.A., onde também ocupou o cargo de Vice-Presidente Executivo de Estratégia e Consolidação entre 2015 e 2016. Anteriormente, de 2013 a 2015, o Sr. Gentil atuou como Vice-Presidente Executivo de Finanças na GVT - Global Village Telecom S.A., onde também ocupou o cargo de Vice-Presidente de Controller no período de 2006 a 2013. 

Alberto Mario Griselli é formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade La Sapienza, em Roma, e FMBA pela Universidade Columbia. Com mais de 20 anos de experiência no setor de telecomunicações, ele ocupou cargos relevantes, como Vice-Presidente da América Latina na TIMwe, provedora global de soluções de envolvimento móvel para operadoras de telecomunicações e Diretor Administrativo no Brasil pela Value Partners, uma empresa de consultoria de gerenciamento. Ao longo de sua carreira profissional, Griselli trabalhou em diversos tópicos relevantes para o desempenho das empresas, com projetos que variam de planejamento estratégico a segmentação de clientes, definição de proposta de valor, concepção de ofertas, preços e promoções, abordagem de inserção no mercado e experiência do cliente. Griselli assumiu o cargo de Diretor de Receitas da TIM Participações S.A. e TIM S.A. em 30 de julho de 2019.

Mario Girasole possui Laurea Magistralis em Economia pela Universidade LUISS (Roma). Ele também tem um LL.M. em Direito Comercial Internacional (Londres), pós-graduação em Política de Concorrência, em Comércio Internacional e História Econômica Moderna, e educação executiva na London Business School (Finanças), Harvard (Escola de Governo), Columbia Business School (Advanced Management Program) e INSEAD (Programa de Diretores Internacionais e Finanças Corporativas Avançadas).  Ele ingressou na TIM em 1997, na área regulatória e de preços, em Roma. De 2000 a 2003, chefiou, em Bruxelas, as relações do Grupo TIM com as instituições da União Europeia e foi nomeado para o cargo de Vice-Presidente do Setor Móvel Europeu (GSM Europe). A partir de 2004, ele foi chefe de Assuntos Públicos e Regulatórios da Telecom Italia America Latina e da TIM Brasil. Nesse período, trabalhou também como diretor da Entel Bolivia e diretor suplente da TIM Participações. O Sr. Girasole é o Diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Empresa desde janeiro de 2009 e, desde 2012, também dirige os departamentos de Assessoria de Imprensa e Responsabilidade Social Corporativa. Ele também é membro dos Conselhos e Conselhos de entidades nacionais e internacionais, incluindo o SindiTelebrasil, a GSM América Latina, a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e o Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência (IBRAC). Girasole foi ordenado Cavaleiro (2014) e Diretor (2018) da Ordem da Estrela da Itália pelo Presidente da República Italiana “por promover relações amistosas e cooperação com outros países e laços com a Itália”. No Brasil, ele recebeu a Medalha do Pacificador e a Medalha do Exército pelo Ministério da Defesa (2018).

Jaques Horn graduou-se em Direito (LL.B.) na Universidade Candido Mendes e obteve especializações em Harvard e na Academia de Direito Internacional e Americano. É Diretor Jurídico da TIM desde julho de 2010 e Secretário do Conselho de Administração da Empresa desde 2012. Trabalhou na Tetra Pak de 2007 a 2010, como Diretor Jurídico, onde foi responsável pela região da América Central e do Sul e do Caribe. Ele também trabalhou na Shell, de 1994 a 2007, como Gerente Jurídico Corporativo na holding e Diretor Jurídico nas empresas subsidiárias. O Sr. Horn trabalhou como consultor jurídico na Companhia Atlantic de Petróleo (ARCO Petroleum Co.) de 1990 a 1994, como advogado do escritório de advocacia Franco, Bhering, Barbosa & Novaes por um ano e como consultor sênior de impostos na Arthur Andersen. quase quatro anos.

Leonardo de Carvalho Capdeville é formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL em Engenharia Eletrônica, especializado em Telecomunicações. Ele também possui um MBA da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Brasil. O Sr. Capdeville também participou do Programa Internacional de Desenvolvimento Gerencial do IEDE - Instituto para o Desenvolvimento de Executivos em Madri, na Espanha, e do Programa de Inovação Disruptiva da Harvard Business School. Atualmente, é Diretor de Tecnologia da Empresa, eleito em 12 de fevereiro de 2015, Diretor de Tecnologia da Informação da TIM S.A. eletio em 3 de fevereiro de 2017 e membro do Conselho de Curadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações, ou CpQD. Antes disso, o Sr. Capdeville era responsável pelos departamentos de Rede, TI e Atacado da Empresa. De 1998 a 2014, o Sr. Capdeville foi Diretor de Rede na Telefônica Brasil (sob a marca Vivo). O Sr. Capdeville também trabalhou na Promon Eletrônica Ltda, ou Promon, de 1991 a 1995 e, em seguida, de 1996 a 1998. Na Promon, ocupou o cargo de engenheiro responsável pela implementação da telefonia móvel no Estado do Espírito Santo, Brasil, e exerceu outras atividades relacionadas a projetos de rede. De fevereiro de 1995 a outubro de 1996, o Sr. Capdeville trabalhou na Gerencia e Assessoria de Serviços S/C Ltda., Como coordenador da implantação da equipe e da área de comunicação de dados.
 

Nenhum dos membros da Diretoria era proprietário ou usufrutuário de 1% ou mais das ações ordinárias da Companhia ao final de 2018.

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização dos atos da administração da Companhia e de informação aos acionistas, devendo funcionar permanentemente. O Conselho é composto por profissionais independentes reconhecidos pelo mercado, que não mantêm qualquer outro vínculo com a Companhia. Os atuais membros do Conselho Fiscal são:

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Nome Cargo Data de Eleição
Walmir Kesseli Membro independente do Conselho 07 de abril de 2020
Jarbas Tadeu Barsanti Ribeiro Membro independente do Conselho 07 de abril de 2020
Elias de Matos Brito Membro independente do Conselho 07 de abril de 2020
Heinz Egon Lowen Membro independente do Conselho (Suplente) 07 de abril de 2020
Anna Maria C. G. Guimarães Membro independente do Conselho (Suplente) 07 de abril de 2020
Anderson dos Santos Amorim Membro independente do Conselho (Suplente) 07 de abril de 2020

Walmir Kesseli é graduado em Ciências Econômicas e exerce as funções de Presidente do Conselho Fiscal da TIM Participações desde 2017 e Presidente na organização sem fins lucrativos Working for Africa, desde 2013. Desde 2011 o Sr. Walmir atua como consultor voluntário na organização sem fins lucrativos Missão para o interior da África – MIAF e desde 2016 como secretário da diretoria no Centro de Desenvolvimento Integral Recanto Esperança.

Jarbas Tadeu Barsanti Ribeiro é Economista, Contador e Administrador de Empresas com sólidos conhecimentos nas áreas econômico-contábil, fiscal e societária. É Perito Judicial na área econômico contábil há mais de 45 anos em processos judiciais, além de procedimentos de Arbitragem. Atua como Presidente do Conselho Fiscal da Rio Paranapanema Energia S.A. (Duke Energy) desde 2009; como membro efetivo do Conselho Fiscal da Richard Saigh Indústria e Comércio S.A. desde 2010, e como membro efetivo do Conselho Fiscal da MLS WIRELESS S.A. desde 2018.  Em 2014, o Sr. Barsanti foi nomeado Conselheiro titular e Membro efetivo da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, Desenvolvimento do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e é o Presidente da Associação de Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro. Adicionalmente, atuou como membro do Conselho Fiscal da TIM Participações entre 2016 e 2018. É associado ao AICPA - American Institute of Certified Public Accountants e ao IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Elias de Matos Brito é graduado em Ciências Contábeis e membro do Conselho Fiscal da TIM Participações desde Abril de 2018.  Atualmente, o sr. Elias também é membro efetivo do Comitê de Auditoria da Petro Rio S.A., do Conselho de Administração da USIMINAS S.A. e do Conselho Fiscal das companhias Profarma S.A., Companhia de Seguros Aliança da Bahia S.A., HRT Participações em Petróleo S.A., PIN – Participações Industriais do Nordeste e PPP-PIN Participações em petroquímica (Holding). Adicionalmente, o senhor Elias exerce a função de membro do Conselho Fiscal na Brookfield Incorporações S.A. e é Sócio Fundador da Exato Assessoria Contábil Ltda..

Heinz Egon lowen é contador e atua como Presidente do Conselho Sinodal – Representante Legal da Organização desde 2015 e como tesoureiro desde 2018 na greja na Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Anna Guimarães é graduada em Administradora, Mestre em engenharia pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, possui MBA pela  FEA -USP & Vanderbilt University- EUA e foi membro suplente do Conselho Fiscal na TIM de 2016 a 2018, retornando em 2019. Possui certificação CCI (Conselheira Certificada Independente), pelo IBGC. Foi CEO da EFESO Consulting e da KEMA Inc. 

Anderson dos Santos Amorim é graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Plinio Leite. Adicionalmente, o Sr. Amorim é sócio da Exato Assessoria Contábil desde 2009,  onde exerce as funções de perito do juízo/tribunal arbitral e assistente técnico. Adicionalmente, atua como consultor empresarial nas áreas financeira, mercado de capitais, societária e tributária. Atualmente, o Sr. Anderson também atua como membro suplente do Conselho Fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A e Petro Rio S.A..

Nenhum dos membros do Conselho Fiscal era proprietário ou usufrutuário de 1% ou mais das ações ordinárias da Companhia ao final de 2018.

Copyright TIM S.A. 2020 - Todos direitos reservados.