Administração

A TIM conduz seus negócios com ética e transparência, dentro das melhores práticas de governança corporativa. A TIM é uma sociedade por ações, de capital aberto, administrada por um Conselho de Administração e uma Diretoria e, ainda, supervisionada por um Conselho Fiscal, que também exerce a função de Comitê de Auditoria.

A Companhia conduz seus negócios com boa-fé, lealdade, veracidade e, ainda, baseando-se em quatro importantes princípios gerais:

(I) liberdade de decisão;
(II) acesso à informação;
(III) igualdade de tratamento; e
(IV) transparência.

A TIM Participações adotou em 2003 uma Política de Divulgação e Uso de informações e de Negociação de Valores Mobiliários, nos termos das determinações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao qual os administradores da Companhia aderiram mediante assinatura de termo de adesão. Como parte dessa política, estabeleceu-se um código de conduta a ser seguido por todos os funcionários com acesso a informações privilegiadas, além de terem sido impostas restrições às negociações com papéis da Companhia em determinados períodos.

A Companhia é administrada por um Conselho de Administração, órgão de deliberação colegiada que exerce a administração superior da Companhia e é composto por 10 membros (sendo 3 independentes) com mandato de dois anos, permitida a reeleição.

Os deveres e responsabilidades dos membros do Conselho de Administração são determinados pela legislação brasileira, pelo Estatuto Social da Companhia e pelo Regimento Interno do Conselho de Administração. Todas as decisões tomadas pelo Conselho de Administração são registradas em atas e consignadas no livro de Atas do Conselho de Administração, arquivado na sede na Companhia. A regra societária do novo mercado determina que o Conselho de Administração deve ter no mínimo 5 membros, dos quais pelo menos 20% devem ser independentes com mandato unificado de até 2 anos. O conselheiro independente caracteriza-se por:

  • Não ter qualquer vínculo com a organização, exceto participação não relevante no capital;
  • Não ser acionista controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao acionista controlador (pessoas vinculadas a instituições de ensino e/ou pesquisa estão excluídas dessa restrição);
  • Não ter Sid, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia, do acionista controlador ou de sociedade controlada pela Companhia;
  • Não ser fornecedor ou comprador, direto e indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência;
  • Não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda da independência;
  • Não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia;
  • Não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição);
  • Também são considerados membros independentes, aqueles eleitos na forma do art. 141, §§ 4º e 5º da LSA.

Regimento Interno do Conselho de Administração

O Conselho se reúne ordinariamente uma vez por trimestre e extraordinariamente mediante convocação feita por seu Presidente, ou por quaisquer dois Conselheiros, ou pelo Diretor Presidente da Companhia. O Presidente do Conselho poderá convidar para participar das reuniões do órgão qualquer membro da Diretoria, outros executivos da Companhia, assim como terceiros que possam contribuir com opiniões ou recomendações relacionadas às matérias a serem deliberadas pelo Conselho. Os convidados a participar das reuniões do Conselho não terão direito de voto.

O Conselho de Administração possui dois comitês de assessoramento, com função recomendatória, e são compostos apenas por membros do Conselho, quais sejam, o Comitê de Remuneração e o Comitê de Controle e Riscos.

Regimento Interno dos Comitês

A relação abaixo apresenta os atuais membros efetivos do Conselho de Administração e seus respectivos cargos:

Nome Cargo Data da Eleição
Adhemar Gabriel Bahadian Membro do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015
Francesca Petralia Membro do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015
Franco Bertone Presidente do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015
Alberto Emmanuel Whitaker Membro do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015
Manoel Horacio Francisco da Silva Membro do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015
Oscar Cicchetti Membro do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015
Mario di Mauro Membro do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015
Piergiorgio Peluso Membro do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015
Stefano de Angelis Membro do Conselho (Efetivo) 11 de maio de 2016
Herculano Aníbal Alves Membro do Conselho (Efetivo) 14 de abril de 2015

Adhemar Gabriel Bahadian. O Sr. Bahadian é formado em Direito pela Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e concluiu a escola do Instituto Rio Branco em 1966. O Sr. Bahadian foi embaixador brasileiro em Roma de 2006 a 2009 e Vice-Presidente do Conselho de negociações de comércio relacionadas a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) de 2003 a 2005.

Francesca Petralia. Após se graduar em Direito, a Sra. Petralia começou sua carreira em 1978 como conselheira interna na Fiat Auto S.p.A, Grandi Lavori S.p.A. e na Selenia Industrie Elettroniche Associate S.p.A. Ela ingressou na Telecom Italia em 1990, com foco em assuntos jurídicos internacionais. De 2002 a 2011, ela atuou como gerente da área de Jurídica Financeira e Corporativa dentro do Departamento Jurídico. Posteriormente, ela atuou como Diretora de Compliance do Grupo Telecom Italia até Fevereiro de 2013. Ela é membro do Conselho de Administração de empresas Sul-Americanas como: TIM Brasil, Sofora Telecomunicaciones e Telecom Argentina, além da holding holandesa Telecom Italia International. A Sra. Petralia atua na Telecom italia como Diretora Jurídica Internacional. Anteriormente, de Fevereiro de 2013 a Fevereiro de 2014 ela atuou como Diretora de Assuntos Jurídicos e Corporativos na América do Sul.

Franco Bertone. O Sr. Bertone é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universitá degli Studi di Pavia. Ele desenvolveu sua carreira profissional na indústria de tecnologia da informação e de comunicações atuando na Italia e internacionalmente (Europa, EUA, Oriente Médio e América do Sul). Após sua graduação, ele começou a atuar na Sirti S.p.A., ou Sirti, empresa de engenharia de telecomunicações, onde na Itália, em 1978, ele se especializou em transmissão digital e processamento de dados, na Suécia e nos EUA ele se especializou em sistemas de controle computadorizados, além de ter obtido experiência em gerenciamento em relevantes projetos de telecomunicações na Arábia Saudita de 1980 a 1985. Na Sirti, o Sr. Bertone iniciou uma nova unidade de negócios de software na Itália, onde atuou de 1986 a 1991, produzindo sistemas de gerenciamento de rede e ferramentas de planejamento para a indústria de telecomunicações. Em 1992, ele foi indicado para o cargo de Diretor Administrativo da subsidiária da Sirti no Reino Unido onde desenvolveu, de 1992 a 1997, um negócio de serviços de campo para empresas de telecomunicações e operadores de cabos tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. Em 1997, ingressou na Telecom Italia para gerenciar as operações da Bolivia e da Argentina. Em 2003, migrou para a sede do Grupo Telecom Italia na América Latina, o Brasil, como Diretor Estatutário de Assuntos Corporativos de 2003 a 2006. Atuou como Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Empresa Nacional de Telecomunicaciones S.A., ou Entel, de 1997 a 2002 e de 2006 a 2008, além de várias outras posições estratégias na Telecom Argentina, incluindo a Vice Presidência Executiva de 2001 a 2002, Diretor de Operações em 2008 e Diretor Presidente de 2009 a 2013. Entre estas funções na Telecom Argentina, o Sr. Bertone manteve o posto de Presidente do Conselho de Administração da Telecom Personal de 2010 a 2013. Ele também foi membro do conselho de companhias abertas nos EUA, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Brasil e outros mercados Latino Americanos. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Telecom Italia International, da TIM Brasil (ambas subsidiárias integrais da Telecom Italia) e Diretor Presidente da TIM Brasil.

Alberto Emmanuel Whitaker. O Sr. Alberto é bacharel em Direito e Administração. De 1961 a 1972, exerceu o cargo de Diretor do Banco Comercial do Estado de São Paulo S.A. De 1979 a 1991, o Sr. Alberto ocupou o cargo de Diretor do Banco Bozano Simonsen S.A. De 1991 a 2005, exerceu o cargo de Diretor Superintendente da Sibelco Mineração. O Sr. Alberto ocupou o cargo de membro do Conselho de Administração do Conselho Regional de Administração de São Paulo, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e o cargo de membro Suplente do Conselho Fiscal da Fund Tupy. O Sr. Alberto também ocupou o cargo de membro do Conselho de Administração e foi membro suplente do Conselho Fiscal da Odontroprev. Foi membro do Conselho Fiscal da Lojas Marisa e exerceu o cargo de como Presidente do Conselho de Administração da Mineração Jundú. Atualmente, o Sr. Alberto é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Companhia.

Manoel Horácio Francisco da Silva. Presidente do Banco Fator desde 2002. Antes de sua atual posição foi Presidente da Telemar e dirigiu a área de papel e celulose da Cia Vale do Rio Doce. Manoel Horácio trabalhou no Grupo Ericsson do Brasil por 23 anos, chegando a ocupar o cargo de Presidente em várias empresas do Grupo. Além disso, foi Diretor-Presidente da Ficap, Diretor-Presidente Corporativo da Sharp Equipamentos Eletrônicos. Foi Diretor-Superintendente na Companhia Siderúrgica Nacional, sendo responsável pela reestruturação da Cia Vale do Rio Doce. Participou em vários Conselhos de Administração como Sadia, Bahia Sul, Grupo Ericson, Docenave e Telemar. Eleito em 1989 o financista do ano pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) e ganhador de 3 prêmios de destaque em 2001. É graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, concluiu o Advanced Management Program na Harvard Business School.

Oscar Ciccheti. O Sr. Ciccheti de 1997 a 2000, ocupou diversas posições na Diretoria do Grupo Telecom na Itália como Diretor Adjunto e Responsável da Unidade Central de Negócios Internacionais e, posteriormente, Responsável pelo Planejamento Estratégico e Divisão de Rede. Depois de trabalhar como Consultor de 2001 a 2002, no Banco Morgan Stanley, se tornou CEO da Netscalibur SpA em 2003, uma empresa especializada em Banco de Dados, onde permaneceu até 2006. Em 2007, foi nomeado CEO da rede INFRACom Aplicação SpA, cargo ocupado até o seu retorno ao Grupo Telecom na Itália em janeiro de 2008, ocupando o cargo de Diretor de Estratégias de Negócios e Desenvolvimento Internacional até junho do mesmo ano. Em 12 de Junho de 2008, foi nomeado Diretor de Operações do Mercado Interno, cargo que ocupou até novembro de 2009. Posteriormente, em 06 de novembro de 2009, foi nomeado Diretor de Tecnologia e Operações da Telecom Itália S.p.A. Ocupa, também, o cargo de Presidente da Matrix, Membro do Conselho de Administração da Olivetti SpA, da Fundação Telecom Italia e da Tema Mobility e Shared Service Center S.r.l. Desde de abril de 2011, é Diretor de Estratégia da Telecom Itália SpA..

Mario di Mauro. I – Principais experiências profissionais nos últimos 5 anos:

Telecom Italia – setor de telecomunicações – Responsável pela função de Estratégia e Inovação – desde fevereiro de 2014 até hoje. Telecom Italia – setor de telecomunicações – Responsável pela função de Planejamento Estratégico – desde março de 2013 até fevereiro de 2014. Telecom Italia – setor de telecomunicações – Responsável pela função de Avaliação de Negócios – desde 2010 até 2013. Telecom Italia – setor de telecomunicações – Responsável pela função de Planejamento e Controle – desde 2008 até 2010.

II – Cargos de administração em companhias abertas: Não ocupou cargos de administração em companhias abertas.

III – Eventos ocorridos nos últimos 5 anos: Não ocorreu nenhuma condenação criminal, em processo administrativo da CVM ou qualquer outra que pudesse afetar a atividade profissional do referido Conselheiro.

IV – Relacionamento pessoal: Não foi identificada nenhuma relação conjugal, de união estável ou de parentesco, direta ou indireta, com administradores da TIM Participações S.A., de seus controladores ou de suas controladas.

V – Relações de subordinação: Nenhuma relação de subordinação, prestação de serviços ou controle, de caráter relevante, foi mantida, nos 03 (três) últimos exercícios sociais, com fornecedores, clientes, devedores ou credores da TIM Participações S.A., ou com quaisquer controladas ou controladores destes..

Piergiorgio Peluso. O Sr. Peluso atuou na UniCredit Group S.p.A. de 2007 a 2011. De setembro de 2007 até junho de 2009 como Responsável Investment Banking para Itália, de junho de 2009 até novembro de 2010 como Administrador Delegado e de novembro de 2010 até junho de 2011 atuou como Responsável para Itália da Divisão Corporate & Investment Banking. De junho de 2011 até setembro de 2012 foi Diretor Presidente da Fondiaria-SAI S.p.A. e desde setembro de 2012 até hoje foi Diretor de Administração, Finanças e Controle da Telecom Italia S.p.A. O Sr. Peluso foi Diretor Geral da Fondiaria-SAI S.p.A. de junho de 2011 até setembro de 2012 e é Membro efetivo do Conselho de Administração efetivo da Telecom Italia Media S.p.A. desde outubro de 2012 até hoje.

Stefano De Angelis. O Sr. De Angelis é um cidadão italiano, graduado em economia pela Universidade de Roma “La Sapienza” e possui MBA pela Universidade de Torino. O executivo tem vasta experiência no setor de Telecomunicações e foi eleito à função de Diretor Presidente (CEO) na TIM Participações S.A. em maio de 2016. Antes disso, ocupou o cargo de Diretor Comercial na Telecom Italia no período de 2014 a 2016, CEO na Telecom Argentina no período de 2013 a 2014 e Diretor de Planejamento e Controle na Telecom Italia de 2007 a 2013. O Sr. De Angelis já trabalhou na TIM Participações S.A, no período de 2004 a 2007, quando ocupou o cargo de Diretor Financeiro. Adicionalmente, desempenhou outras funções executivas no grupo Telecom Italia.

Nenhum dos membros do Conselho de Administração ou da Diretoria era proprietário ou usufrutuário de 1% ou mais das ações ordinárias ou ações preferenciais da Companhia ao final de 2015.

A Diretoria Estatutária é o órgão de representação e executivo de administração da Companhia. Formada por um diretor presidente e sete diretores executivos, é eleita pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos. Todos os Diretores serão eleitos pelo Conselho de Administração e por ele destituíveis a qualquer tempo. Os atuais diretores e seus respectivos cargos são os seguintes:

Nome Cargo Data de Eleição
Stefano de Angelis Diretor Presidente 11 de maio de 2016
Rogério Tostes Diretor de Relações com Investidores 11 de maio de 2016
Daniel Hermeto Diretor de Suprimentos 11 de maio de 2016
Mario Girasole Diretor de Assuntos Regulatórios 11 de maio de 2016
Jaques Horn Diretor Jurídico 11 de maio de 2016
Leonardo Capdeville Diretor de Tecnologia 11 de maio de 2016
Pietro Labriola Diretor de Operações 11 de maio de 2016
Adrian Calaza Diretor Financeiro 02 de setembro de 2016

Stefano De Angelis. O Sr. De Angelis é um cidadão italiano, graduado em economia pela Universidade de Roma “La Sapienza” e possui MBA pela Universidade de Torino. O executivo tem vasta experiência no setor de Telecomunicações e foi eleito à função de Diretor Presidente (CEO) na TIM Participações S.A. em maio de 2016. Antes disso, ocupou o cargo de Diretor Comercial na Telecom Italia no período de 2014 a 2016, CEO na Telecom Argentina no período de 2013 a 2014 e Diretor de Planejamento e Controle na Telecom Italia de 2007 a 2013. O Sr. De Angelis já trabalhou na TIM Participações S.A, no período de 2004 a 2007, quando ocupou o cargo de Diretor Financeiro. Adicionalmente, desempenhou outras funções executivas no grupo Telecom Italia.

Rogério Tostes. O Sr. Tostes é Diretor de Relações com Investidores desde 2008 e acompanha o setor de Telecom no Brasil desde o processo de privatização em 1998, quando participou como auditor na avaliação econômica das empresas móveis do sistema Telebras, suportando o processo de privatização. Em seguida, participou do time de gestão das empresas de telefonia móvel BCP/BSE em São Paulo e Nordeste, através do Banco Safra. No período de 2003 a 2008 foi Analista sell-side para os Bancos Safra e Santander. Rogério é Administrador de Empresas com MBA pela Fundação Getulio Vargas e MBA Executivo pela Ohio University.

Daniel Junqueira Pinto Hermeto. Sr. Hermeto é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1994), especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – São Paulo (2002) e cursou MBA em Executive Management na Fundação Instituto de Administração – São Paulo (2007). Iniciou sua carreira como Engenheiro de Produto e Vendas da Siemens - São Paulo, em 1995. Em 1997, o Sr. Hermeto foi promovido ao cargo de Engenheiro Sênior de Produto e Vendas, atuando em Munique. De 1998 a 2008, trabalhou na Motorola, passando pelos cargos de Gerente de Compras e Comprador Sênior (1998-2002), Gerente Sênior de MP&L (2003-2004), Diretor de Operações de Manufatura (2005) e chegou ao cargo de Diretor de Compras, Planejamento e Logística (2006 a 2008). De fevereiro de 2008 a novembro de 2009, o Sr. Hermeto atuou como Diretor Executivo de Compras e Logística da Claro, reportando-se diretamente ao Presidente, e foi responsável pelas áreas de Compras, Sourcing, Logística e Gestão de Estoques das operações da Claro em todo o país.

Mario Girasole. O Sr. Girasole é italiano, com Laurea Magistralis em Economia pela Universidade LUISS (Roma). Possui L.L.M. em International Business Law (Londres), pós-graduações em Competition Policy, em Comércio Internacional e em História Econômica Contemporânea, além de formaçäo executiva na London Business School (Finance) e em Harvard (School of Government). Ingressou na TIM em 1997, na área de regulação e pricing, em Roma. Antes disso, foi responsável pela análise econômica antitruste em escritórios de advocacia. De 2000 até o final de 2003, chefiou, em Bruxelas, as relações do grupo TIM com as instituições da União Européia, e foi apontado para o cargo de Deputy-Chairman do setor móvel europeu (GSM Europa). Desde 2004 no Brasil, foi Diretor de Public and Economic Affairs da Telecom Italia América Latina. Neste período, foi também conselheiro de administração da Entel Bolívia e conselheiro de administração suplente da TIM Participações S.A. O Sr. Girasole é Diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Participações S.A. desde janeiro de 2009 e integrante de Conselhos e Diretorias de entidades nacionais e internacionais, entre as quais Febratel, Acel/Telebrasil, GSM Latin America, Departamento de Infraestrutura da FIESP e a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira.

Jaques Horn. O Sr. Horn é Diretor Jurídico da TIM Brasil desde julho de 2010. O executivo trabalhou na Tetra Pak, também como Diretor Jurídico, sendo responsável pela América Central e do Sul, além do Caribe, de 2007 a 2010. Jaques fez parte ainda da Shell, como Gerente Corporativo na Holding e Diretor Jurídico das empresas subsidiarias. Foi Conselheiro Jurídico da Companhia Atlantic de Petróleo (ARCO Petroleum Co.), de 1992 a 1994, Advogado do escritório Franco, Bhering, Barbosa e Novaes por um ano, e Consultor Senior Tributário da Arthur Andersen por quatro anos. Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, o executivo possui especialização pela Harvard Academy of International and American Law.

Leonardo Capdeville. O Sr. Capdeville é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL com especialização em Telecomunicações. Ele também possui MBA pela Fundação Getulio Vargas - FGV e participou do programa Internacional de Desenvolvimento de Gestão do IEDE - Instituto de Desenvolvimento de Executivos em Madri, Espanha. Atualmente, ele é o CTO da Companhia e antes disso, o Sr. Capdeville era responsável pelos departamentos de Rede, TI e Wholesale. De 1998 a 2015, o Sr. Capdeville foi Diretor de Rede na Telefônica Brasil (Vivo), também atuou na Promon Eletrônica Ltda, de 1991 a 1995 e de 1996 a 1998. Na Promon, ele era o engenheiro responsável pela implementação da telefonia móvel no estado do Espírito Santo, Brasil, além de ter realizado outras atividades relacionadas a projetos de rede. De Fevereiro de 1995 a Outubro de 1996 ele trabalhou na Gerenciamento e Assessoria de Serviços S/C Ltda., como coordenador do time de implementação e da área de comunicação de dados.

Pietro Labriola. O Sr. Labriola é um cidadão italiano, graduado em administração pela Universidade de Studi di Bari e mestre em Gestão da Inovação e Tecnologia pela ASMIT Advanced School. Com mais de 20 anos de experiência no setor de Telecomunicações, o Sr. Labriola assumiu a função de Diretor de Operações (COO) na TIM Participações S.A. em agosto de 2015. Antes disso, atuou no grupo Telecom Itália nas funções de Diretor de Transformação e Qualidade de 2013 a 2015, Diretor de Negócios de 2009 a 2012, Diretor de Serviços Fixos e Móveis de 2007 a 2008, além de Diretor de Marketing e Serviços Fixos e Móveis de 2001 a 2006. Anteriormente o Sr. Labriola desempenhou as funções de Diretor de Marketing e Diretor de Negócios na Infostrada Serviços de Comunicações Fixas no período de 1996 a 2001.

Adrian Calaza. O Sr. Calaza é um cidadão argentino, graduado em administração pela Universidade  de Belgrano e possui MBA em Gerenciamento e Administração de Negócios pela Universidade de CEMA. Com vasta experiência no setor de Telecomunicações, o Sr. Calaza foi eleito à função de Diretor Financeiro (CFO) na TIM Participações S.A. em setembro de 2016. Antes disso, ocupou o cargo de CFO na Telecom Argentina no período de 2009 a 2016, onde ainda foi Gerente de Serviços Administrativos no período de 2007 a 2009. Anteriormente, o Sr. Calaza desempenhou funções executivas, entre elas de Gerente de Avaliação e Controle de Dispêndio de Capital na TIM Participações S.A. no período de 2006 a 2007, Diretor Financeiro na Telecom Italia America Latina no período de 2004 a 2005 e Diretor Financeiro na Entel Bolívia no período de 2000 a 2004.

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização dos atos da administração da Companhia e de informação aos acionistas, devendo funcionar permanentemente. O Conselho é composto por profissionais independentes reconhecidos pelo mercado, que não mantêm qualquer outro vínculo com a Companhia. São os seguintes os membros atuais do Conselho Fiscal:

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Nome Cargo Data de Eleição
Jarbas Tadeu Barsanti Membro do Conselho (Efetivo) 12 de abril de 2016
Oswaldo Orsolin Membro do Conselho (Efetivo) 12 de abril de 2016
Josino de Almeida Fonseca Membro do Conselho (Efetivo) 12 de abril de 2016

 

Copyright TIM Celular 2015 - Todos direitos reservados.

imgCapctha