Todas as capitais já têm internet 5G
A chegada da tecnologia 5G no Brasil foi cercada de expectativas. Com conexão cerca de 20 vezes mais rápida que o 4G, a nova rede de internet móvel vai permitir uma revolução em setores produtivos, com a automação de processos na agricultura e na indústria, a condução de veículos autônomos e uma experiência de conectividade nunca antes vista pelos usuários devida à agilidade na transferência de dados, que chega a 1 gigabite por segundo.
Até agora, o 5G vem superando os possíveis percalços enfrentados no que diz respeito ao funcionamento no país, que começou efetivamente em julho de 2022. Não que a tecnologia seja de fácil implementação. Por utilizar ondas bem mais curtas que o 4G, o 5G precisa de cerca de dez vezes mais antenas para a cobertura das áreas, o que pode esbarrar em legislações municipais para instalação dessas estruturas.
Mas os desafios vêm sendo superados em uma boa velocidade. Em menos de cinco meses após esse pontapé inicial, a quinta geração da internet já chegou a todas as 27 capitais do país. São números mais robustos que os do começo da tecnologia anterior, o 4G. Em janeiro de 2014, a tecnologia lançada em abril de 2013 no país funcionava em 21 capitais.
Em plena expansão
Desde o início da implementação do 5G, em meados de 2022, a TIM já ativou mais de 4.300 antenas em todo o país. A liderança da operadora na oferta do sinal 5G fica evidente quando colocada em números comparativos.
Na faixa de 3,5 GHz, mais da metade das quase 6 mil antenas licitadas no país são da companhia, cerca de 3 mil antenas de sinal puro do 5G, de um total de 5,9 mil. O número de instalações é muito superior que o mínimo exigido pela Anatel.
Somente no estado de São Paulo, a operadora já conta com mais de 1,4 mil sites, e no Rio, são quase 1.000. A TIM é a única operadora presente com o 5G em 100% dos bairros das capitais paulista e fluminense.
Recentemente, a rede 5G foi ativada em um total de nove cidades das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Do investimento previsto de R$ 14 bilhões até 2024, a TIM está destinando grande parte para a implementação da tecnologia em grandes centros urbanos.
Desde o início da implementação do 5G, em meados de 2022, a TIM já ativou mais de 4.300 antenas em todo o país
Cadastre-se e receba alertas de novidades de todo o Universo TIM
