Festivais de música reforçam pautas sociais

Empresas se posicionam pela defesa da diversidade

Festivais de música reforçam pautas sociais

Protestar, engajar, emocionar, divertir. Linguagem universal que toca a todos, a música serve a muitas causas. Com o crescimento do marketing com apelo social,  a promoção de eventos musicais que comunicam valores alinhados com temas relevantes para a sociedade se tornou uma tendência entre grandes empresas.

 

Com sua capacidade natural de causar elo emocional, a música tem se mostrado um canal valioso para ampliar a conexão entre as marcas e os consumidores, que cada vez mais exigem das empresas posicionamento em relação às pautas sociais, conforme destaca o presidente da TIM Brasil, Alberto Griselli, ao comemorar a estreia no patrocínio ao Rock in Rio, em 2022:

 

“Estamos muito felizes em participar do maior festival de música e entretenimento do mundo, que faz parte de uma estratégia ainda mais ampla da empresa de manter a música como plataforma de conexão emocional com as pessoas”.

 

Pluralismo

 

A TIM, reconhecida por incentivar projetos culturais, conta com a Plataforma de Música para abordar temas em debate na sociedade, como a diversidade, o respeito e o combate ao preconceito.

 

O Maranhão foi o primeiro estado do Nordeste a receber os eventos musicais da TIM. Em novembro passado, a capital São Luís foi palco de edição inédita do TIM Music, com apresentações gratuitas de IZA, Preta Gil, BaianaSystem e Tribo de Jah.

 

Em janeiro deste ano, a empresa foi patrocinadora master do Festival de Verão de Salvador, que acontece desde 1990. A empresa também promove o TIM Music Noites Cariocas. Reconhecido como um grande celeiro de artistas do rock e do pop nacionais nos anos 1980, o evento voltou ao Morro da Urca em 2022, com apoio da TIM.

 

Diálogo para muito além dos palcos

 

A pluralidade que marca a programação dos eventos está associada à agenda ESG da empresa, que conta com inúmeras ações de apoio à diversidade, em prol da equidade e inclusão de grupos socialmente minorizados, como mulheres, população negra, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e acima de 50 anos.

 

Pluralidade é a marca dos festivais da plataforma de música da TIM. O rapper Xamã se apresentou com Luísa Sonza no Tim Music, no Rio. (Divulgação/Marcelo Dias)

 

Essa temática social ganha contornos ainda mais nítidos no Festival TIM Music Mulheres Positivas, que levou para o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apenas vozes femininas, com o objetivo de dar visibilidade ao combate à violência e ao assédio, à inserção das mulheres no mercado, além da equidade de gênero. A renda do evento, realizado em julho do ano passado, foi revertida para instituições de apoio à mulheres vítimas de violência.

 

 

 

 

A promoção de eventos musicais que comunicam valores alinhados com as pautas sociais do século XXI se tornou uma tendência de mercado entre grandes empresas


Imagine as possiblilidades

Imprimir

Compartilhar:

Assuntos relacionados

Pauta sempre quente

Cadastre-se e receba alertas de novidades de todo o Universo TIM