- Vídeo: TIM assume missão na Antártida
Viagem rumo ao extremo sul do planeta Terra
Imagine as possibilidades que a Antártica e os mundos ocultos sob suas camadas de gelo ainda reservam para a humanidade. A busca por respostas é o objetivo dos cientistas que trabalham na Estação Antártica Comandante Ferraz, na Península de Keller. Nesta missão, eles contam com a TIM, que desde dezembro atende o centro de pesquisa brasileiro no continente gelado. O desafio de mantê-lo conectado ao resto do mundo lançou a operadora de telefonia móvel numa aventura rumo ao extremo sul do planeta.
Gestor da rede TIM Brasil, Daniel Stertz se juntou à Marinha Brasileira e embarcou, no início do ano, em missão à Antártica. Em cerca de um mês, Stertz fez um diagnóstico das necessidades de acesso à conexão no local.
“De imediato, foram avaliadas as instalações, como elas funcionam e identificadas as demandas futuras da estação, dos pesquisadores e da Marinha brasileira. A expectativa é que a gente consiga melhorar a vida de quem fica embarcado, ampliar a capacidade de análise dos projetos de pesquisa e reduzir a percepção de distância entre o Brasil Antártico e o Brasil Tropical”, explica Stertz.
Instalada em 1984, a Comandante Ferraz é responsável por estudos de fontes renováveis de energia, mudanças climáticas, conservação da fauna marinha e por muitas outras pesquisas importantes para a manutenção da vida no planeta.
A conexão 4G da TIM oferece o suporte que os pesquisadores precisam para desenvolver o trabalho em condições climáticas adversas. A temperatura absoluta na Península de Keller varia, normalmente, de -5°C a +4°C no verão, podendo atingir -30°C no inverno. O vento, entretanto, faz a sensação térmica alcançar valores bem mais baixos e facilmente ultrapassa 100 km/h.
“Com muito orgulho, garantimos as comunicações móveis em um local tão importante para a pesquisa. Isso beneficia tanto o fluxo de informações para a troca de conhecimento e condução das operações quanto a proximidade dos envolvidos na Estação Antártica com seus familiares. Nosso compromisso será transferir o poder das conexões da tecnologia móvel também para este lugar extraordinário”, destaca o vice-presidente para Assuntos Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole.
Centro de pesquisa tem quase 4.500 metros quadrados
Considerada umas das mais modernas da região, a estrutura atual da Estação Antártica Comandante Ferraz possui um sistema de antenas com sensores inteligentes, que reduzem o risco de interrupção dos serviços por acúmulo de gelo. Com aproximadamente 4.500 metros quadrados, ela abriga até 64 pessoas e conta com 17 laboratórios projetados para atender a uma multiplicidade de exigências.

A estrutura atual da Estação Comandante Ferraz foi inaugurada em 2020, abriga até 64 pessoas e conta com 17 laboratórios. Foto: Marinha Brasileira
Na Estação Antártica Comandante Ferraz, pesquisadores estudam as mudanças climáticas, fontes renováveis de energia e a fauna marinha
Cadastre-se e receba alertas de novidades de todo o Universo TIM
