- Vídeo: acesso à internet amplia os negócios na área rural
Internet no campo já chegou a 1 milhão de pessoas
Responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o agronegócio é um dos setores que mais apresentam oportunidades para o mercado das telecomunicações. Segundo o IBGE, apenas 1% da população rural tem acesso à internet. Ampliar o uso dessa tecnologia, que com a chegada do 5G pode revolucionar a produção no campo, é a missão principal da associação ConectarAGRO, que une empresas, cooperativas e produtores.
Fundada por AGCO, Climate, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble, a entidade conta com mais de 30 associadas. O objetivo é aumentar a área atendida no campo permitindo a implantação da internet das coisas (IoT) e a digitalização da cadeia produtiva.
“O controle digital do processo reduz o consumo de água e permite um uso mais racional do defensivo agrícola, que, se for aplicado no momento errado, pode ser um gasto improdutivo. O maquinário exige um investimento alto, com monitoramento remoto e manutenções preditivas proporcionando ganhos de eficiência e vida útil”, explica o diretor de soluções corporativas da TIM, Paulo Humberto Gouveia.
Segundo ele, dados de parceiros da ConectarAGRO apontam que o uso da tecnologia no campo pode aumentar a produtividade em até 60%.
Conexão no campo
Uma das estratégias para levar a internet de ponta ao campo é a tecnologia 4G LTE 700 MHz, utilizada pela TIM. Essa opção proporciona grandes alcances em áreas remotas, cobrindo milhares de hectares apenas com uma torre, antena ou rádio.
Já por meio do padrão Narrow Band IoT (NB-IoT) da TIM, que utiliza a internet das coisas para fazer a conexão entre máquinas e sensores, a cobertura se estende por 24 milhões de hectares no Brasil. O NB-IoT pode ampliar em mais de 40% a cobertura em relação aos smartphones, além de consumir menos bateria.
“O objetivo é alcançar a Agricultura 4.0, com a produtividade olhando para o futuro, alavancada por máquinas autônomas, inteligência artificial, internet das coisas e mapeamento do campo. Estamos muito orgulhosos de colaborar para a evolução dessa cadeia produtiva, tão importante para o país”, conclui o CEO da TIM, Alberto Griselli.
Atualmente, apenas 1% da população rural tem acesso à internet. Expectativa é que o 5G revolucione a produção no campo
Cadastre-se e receba alertas de novidades de todo o Universo TIM
