Entre os compromissos assumidos pela TIM está a melhoria contínua de sua relação com as partes interessadas – clientes, público interno, fornecedores, acionistas, comunidade, etc – e no desempenho dos indicadores ambientais. Por isso, em 2008, a TIM aderiu ao Pacto Global da ONU e trabalha para assegurar os princípios firmados neste compromisso, interna e externamente, como prevê seu Código de Ética.
Clientes
A TIM, como uma das Sociedades do Grupo Telecom Itália, baseia a excelência dos produtos e serviços oferecidos na atenção aos clientes e no desejo de satisfazer seus pedidos. O objetivo primaz perseguido é o de assegurar uma resposta imediata, qualificada e dirigida às exigências dos clientes, baseando suas condutas na honestidade, cortesia e colaboração.
Público Interno
A Companhia reconhece a importância central dos recursos humanos, convencida de que o principal fator de sucesso de toda a empresa é representado pela contribuição das pessoas que nela trabalham, num contexto de lealdade e confiança mútua.
A TIM defende a segurança e a saúde nos locais de trabalho e considera fundamental no desempenho da atividade econômica o respeito aos direitos dos trabalhadores. A gestão de pessoas deve ser orientada para assegurar iguais oportunidades e favorecer o crescimento profissional de cada funcionário.
Fornecedores
A TIM conduz os processos de compra de forma a selecionar produtos e serviços de alta qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente além de melhores condições de mercado. O processo de compra é baseado na licitação de ofertas técnico-econômicas de fornecedores selecionados em base aos procedimentos da empresa válidos ao Grupo e com os preceitos da ética nos negócios.
Acionistas
As Sociedades do Grupo têm consciência da importância de fornecer informações corretas de suas atividades ao mercado, aos investidores e à comunidade. Não obstante aos requisitos de confidencialidade exigidos na condução dos negócios, as Sociedades do Grupo assumem como meta a transparência nas suas relações com todas as partes interessadas. Particularmente, a TIM comunica-se com o mercado e investidores em conformidade com os critérios de honestidade, clareza e igualdade ao acesso à informação.O conteúdo da comunicação é regulado - de acordo com os regulamentos aplicáveis - por procedimentos internos apropriados. A comunicação entre o mercado financeiro e a empresa é de responsabilidade da área de Relação com Investidores, que representa o contato dos investidores da TIM.
Comunidade
Oferecer serviços eficientes e tecnologicamente de ponta é a maneira do Grupo contribuir para o bem-estar econômico e para o crescimento das comunidades em que atuam. Suas sociedades devem considerar a relevância social dos serviços de telecomunicações, envidando esforços para atender as necessidades da coletividade. Pesquisa e inovação devem ser consideradas essenciais para seu crescimento e sucesso. As Sociedades do Grupo devem levar em conta sua Responsabilidade Social. Devem manter uma relação transparente com as autoridades das administrações públicas, sendo proibidas de destinar qualquer tipo de contribuição ou vantagem a partidos políticos que não as legalmente previstas. Incentivar e apoiar iniciativas sociais, culturais e educacionais, que visem à melhoria da qualidade de vida do individuo, também está entre os seus deveres.
Indicadores Ambientais
A preservação do meio ambiente está entre as grandes preocupações da TIM, que compartilha com seu controlador, o Grupo Telecom Itália, os seguintes princípios:
- melhorar a eficiência dos recursos energéticos e naturais;
- minimizar os impactos ambientais negativos;
- divulgar a cultura de uma abordagem correta a questões ambientais;
- garantir o compromisso em relação à melhoria contínua do desempenho ambiental;
- adotar processos de compra que considerem questões ambientais.