3.1 ÉTICA E CONFORMIDADE
As atividades das empresas integrantes do Grupo TIM Brasil são orientadas pela legislação dos países em que atua e pelos princípios éticos de aceitação universal inspirados na transparência, honestidade e lealdade.
Nesse sentido, o Grupo TIM Brasil (i) é comprometido em respeitar e fazer com que sejam respeitadas as leis vigentes no país que atua; (ii) rejeita e condena a adoção de comportamentos ilegais ou de qualquer forma impróprios (inclusive atos de corrupção de qualquer espécie, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo em todas as suas formas) para o alcance dos objetivos econômicos, os quais devem ser perseguidos exclusivamente por meio de excelência dos produtos e serviços, com base na experiência, na atenção ao cliente e na inovação; e (iii) adota soluções organizacionais para prevenir a violação da lei e dos princípios de transparência, honestidade e lealdade por parte dos Destinatários do Código e, desta forma, monitora o cumprimento e a concreta implementação deste Código.
Através de seus valores, o Grupo TIM Brasil (i) cuida do cliente, ouvindo-o com atenção e curiosidade para identificar as necessidades e experiências, que são utilizadas como base nas decisões da companhia; é (ii) transparente, uma vez que estabelece relações claras e francas com todos, gerando confiança por meio da integridade e transparência de suas ações; (iii) comprometido, sendo responsável em todas as suas ações; (iv) inovador, criando novas formas de fazer as coisas; e (v) ágil, fazendo mais, melhor e mais rápido, em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico a fim de facilitar o dia a dia de todos.
3.2 EXCELÊNCIA DO SERVIÇO
As empresas do Grupo TIM Brasil visam a excelência dos produtos e serviços prestados, que é baseada na atenção ao cliente (customer experience), através da correta condução do negócio, compromissos contratuais, bem como a transparência, cortesia e cooperação nas relações.
As empresas do Grupo TIM Brasil buscam a aquisição de bens e serviços nas melhores condições de mercado que assegurem a qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente nos produtos e serviços oferecidos, respeitando a autonomia e objetivos econômicos das partes, prezando pelo relacionamento transparente e colaborativo.
3.3 RECURSOS HUMANOS
As empresas do Grupo TIM Brasil acreditam que o principal fator de sucesso de toda empresa é a contribuição de seus colaboradores. Por isso, garantem a segurança e a saúde nos ambientes de trabalho, e o respeito à integridade física e moral, aos direitos e à dignidade de seus colaboradores, valorizando a diversidade e repudiando toda e qualquer forma de discriminação, ofensa, intimidação e/ou assédio, de forma verbal ou não verbal, sobretudo aqueles de caráter sexual ou relacionados a orientação sexual, raça, origem étnica ou social, cidadania, língua, religião, opiniões políticas ou de qualquer outra natureza. Além disso, as empresas do Grupo TIM Brasil repudiam toda e qualquer atividade em condição análoga a de escravo, bem como o trabalho infantil.
Nenhum Colaborador, incluindo aqueles com cargos de liderança, diretores e membros da administração, está autorizado a pedir ou aprovar qualquer ação contrária a esse Código ou às Leis Aplicáveis.
3.4 CONCORRÊNCIA
As empresas do Grupo TIM Brasil promovem uma concorrência leal e justa, fundamental para o bom funcionamento do mercado e para a preservação dos interesses dos clientes, inclusive, os em potencial, se abstendo de usar declarações que sejam prejudiciais à imagem de concorrentes.
3.5 COMUNIDADE
As empresas do Grupo TIM Brasil empregam, de modo responsável, os recursos visando o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e os direitos das futuras gerações. Para tanto, priorizam a escolha de investimentos e negócios que tenham como o objetivo reduzir os impactos negativos e/ou potencializar os impactos positivos a estes através de (i) otimização das fontes energéticas e de recursos naturais; (ii) redução dos impactos ambientais negativos e maximização dos positivos; (iii) promoção/disseminação de uma cultura baseada em uma abordagem correta para as questões ambientais; e (iv) compromisso de melhoria contínua do desempenho ambiental e da adoção de políticas de compra que levem em conta questões ambientais.
Considerando a relevância social do serviço de telecomunicação, as empresas do Grupo TIM Brasil empregam esforços para atender a coletividade, contribuindo para o bem-estar econômico e para o crescimento das comunidades em que atuam através da prestação de serviços eficientes e de tecnologia de ponta. Além disso, visando o desenvolvimento da sociedade, as empresas do Grupo TIM Brasil fomentam iniciativas de caráter humanitário, cultural, social e esportivo, por meio de ações destinadas à criação de valores agregados, também do ponto de vista ético e civil. As empresas do Grupo TIM Brasil não fornecem contribuições, vantagens e outros benefícios a partidos ou movimentos políticos e a organizações sindicais de trabalhadores, nem a seus representantes ou candidatos.
As empresas do Grupo TIM Brasil mantêm uma relação de colaboração e de transparência com as Instituições (públicas ou privadas) e Autoridades Governamentais, nacionais e internacionais, com o objetivo de facilitar o diálogo sobre temas de interesse específico, sempre respeitando a autonomia recíproca, em especial, os objetivos econômicos e princípios e valores contidos neste Código.
3.6 COMUNICAÇÃO
Considerando a importância da necessidade e correta divulgação das informações ao mercado, as empresas do Grupo TIM Brasil observam procedimentos internos específicos para este fim, salvaguardando os requisitos de confidencialidade exigidos para a condução dos negócios e a igualdade de acesso à informação.
As empresas do Grupo TIM Brasil asseguram igualdade de tratamento a todas as categorias de acionistas, de acordo com as restrições estatutárias e buscam, dentro dos princípios e valores contidos neste Código, a lucratividade de suas atividades e a criação de valor para os seus acionistas.