ADRs da TIM

Nessa seção você encontra as principais informações relativas às ADRs da TIM, listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque – a NYSE. Os American Depositary Receipts são um instrumento criado para permitir e facilitar que investidores norte americanos negociem ações de empresas que não são dos Estados Unidos. Além de aumentar a liquidez das ações da TIM, essa iniciativa trouxe mais transparência aos investidores, principalmente aos estrangeiros, visto que as demonstrações contábeis arquivadas junto a Securities and Exchange Commission dos EUA, ou “SEC”, são realizadas de acordo com os padrões financeiros internacionais de contabilidade “IFRS” (International Financial Reporting Standards) emitidos pelo IASB.
Cada ADR da TIM representa cinco ações ordinárias da TIM, ou seja, uma relação de 1:5. As ADRs são precificadas e negociadas em dólares no mercado de ações americano. O pagamento dos dividendos relativos a essas ações também é feito em dólares.

1) O Que é uma ADR (American Depositary Receipt – Recibo de Depósito de Ações)?

As ADRs são certificados negociáveis em dólares americanos que representam a posse de ações de uma companhia não americana. As ADRs são cotadas e negociadas em dólares norte-americanos no mercado de valores mobiliários dos Estados Unidos. As ADRs são especificamente desenhadas para facilitar a compra, manutenção e venda de ações não-americanas por investidores americanos.

2) Qual a Diferença entre ADR e ADS?

ADR (American Depositary Receipt) é o certificado físico real, enquanto ADS (American Depositary Share) é a ação real. Uma ADR pode representar qualquer número de ADSs. O termo “ADR” é muitas vezes usado para significar ambos, o certificado e o valor mobiliário em si.

3) Quais São os Níveis de ADR Existentes? Qual o Nível de ADR da TIM?

Cada ADR está associada a um nível. Cada nível representa as diferentes estruturas e os requisitos de informação associados a um programa de ADR específico. Existem três níveis de ADR diferentes:

  • Nível I: A estrutura de ADR Nível I fornece aos emissores um meio simples e eficiente de construir um grupo de investidores norte-americanos com os requisitos regulatórios e de divulgação de informações mínimos. As ADRs são negociadas no mercado “Pink Sheet” e em algumas bolsas fora dos EUA. Geralmente, a criação de um programa de nível I é considerado o primeiro passo por parte dos emissores que entram no mercado de capitais dos EUA. Ações utilizadas: as ações existentes.
  • Nível II: A estrutura de ADR Nível II é negociada em bolsa (NYSE, NASDAQ, Amex), com base no Securities Act registration (Formulário F-6) e Exchange Act reporting (Formulário 20-F/Formulário 6-K). No momento da listagem, o emissor não registra uma oferta pública. Programas de nível II requerem um maior grau de de informação à SEC que o nível I. Os emissores devem conciliar a sua contabilidade para U.S. GAAP e cumprir os requisitos de listagem de uma bolsa norte americana específica. Ações utilizadas: as ações existentes.
  • Nível III: A estrutura de Nível III ADR é simultaneamente uma oferta pública e uma listagem de valores mobiliários em uma bolsa dos EUA. O emissor registra a oferta sob o Securities Act de 1933 (F-1/F-3) e, posteriormente, fornece registros e informações de acordo com o Exchange Act de 1934. Os emissores devem fornecer uma reconciliação total de sua contabilidade para o U.S. GAAP, e atender aos requisitos de listagem da bolsa. A menos que ocorra uma isenção, os requisitos do programa Nível III devem ser atendidos onde um emissor não norte-americano – que não possui previamente um programa de ADR listado – pretende adquirir publicamente uma empresa dos EUA usando ADRs como moeda de transação. Ações utilizadas: novas ações.

As ADRs da TIM são negociadas no Nível II da NYSE.

4) Quais São os Benefícios das ADRs para Investidores Americanos?

Investidores americanos podem preferir comprar ADRs em detrimento das ações ordinárias do emissor em seu mercado local, pois as ADRs são negociadas e liquidadas de acordo com as convenções do mercado americano. Uma das principais vantagens das ADRs é facilitar a diversificação em valores mobiliários estrangeiros. As ADRs ainda permitem uma fácil comparação com ações de companhias similares, bem como o acesso a preços e informações de negociação.

5) Que Companhias Emitem ADRs?

Os emissores de ADR são tipicamente grandes empresas multinacionais. Qualquer companhia não-americana que busque captar recursos nos Estados Unidos ou busque aumentar a sua base de investidores americanos pode emitir ADRs.

6) Qual a Diferença Entre o Proprietário Registrado da ADR e o Proprietário Beneficiário da ADR?

As ADRs pode ser mantidas através de bancos ou corretoras. No caso de serem mantidas através de corretoras, o investidor é um “proprietário beneficiário”. Alternativamente, as ADRs podem ser mantidas diretamente através do depositário das ADRs, caso em que o investidor é um “proprietário registrado”, e está listado no registro de acionistas da empresa, que é mantido pelo depositário das ADRs. Proprietários registrados podem manter suas ADRs fisicamente através de um certificado ou apenas virtualmente’, evidenciado por um extrato da conta.

7) Como São Pagos e Tributados os Dividendos das ADRs?

Os dividendos são pagos em dólares norte-americanos e, geralmente, são tributados como os dividendos sobre ações dos Estados Unidos. Além disso, os impostos podem ser retidos pelo governo local da companhia emissora de ADRs. Dependendo de circunstâncias individuais, os impostos estrangeiros retidos podem ser considerados como crédito a deduzir de impostos dos Estados Unidos; pode haver também oportunidades de restituição de impostos.

8) Quais São os Direitos de Voto das ADRs?

Como um detentor de ADR na data de registro, o investidor terá direito a votar o número equivalente de ações subordinadas detidas. Proprietários registrados receberão o proxy card e outros documentos relevantes através do JP Morgan. Proprietários beneficiários receberão o material através do seu banco / corretor.

9) Como Converter Ações Ordinárias em ADRs?

Para questões relacionadas a conversões de ADRs, por favor entre em contato com o JP Morgan nos seguintes telefones: +1 212 552 8925/ +1 212 552 8926 ou +55 11 4950 3650, ou mande um email para DRX_depo@jpmorgan.com.

10) Quais São o Código de Identificação (Ticker), o Código CUSIP e o Código ISIN das ADRs da TIM?

Ticker: TIMB

Código CUSIP: 88706T108

Código ISIN: US88706T1088

11) Qual a Relação Entre as ADRs e as Ações Ordinárias da TIM?

Cada ADR da TIM representa cinco ações ordinárias da TIM, ou seja, uma relação de 1:5.

12) Onde São Negociadas as ADRs da TIM?

Os ADRs são negociadas na New York Stock Exchange (NYSE).

13) Qual a Instituição Depositária das ADRs da TIM?

O JP Morgan Chase Bank. O banco depositário tem papel fundamental no lançamento e cancelamento das ADRs. Além disso, ele mantém o registro dos titulares de ADRs e distribui os dividendos em dólares norte-americanos e facilita o exercício pelos portadores de ADRs do seu direito de voto.

14) Como Posso Checar Quantas ADRs Possuo?

Se você não possui uma corretora de valores, banco ou semelhante, favor contatar o agente de transferência:

JP Morgan Chase Bank N.A.
P.O. Box 64504
St. Paul, MN 55164-0854, USA
jpmorgan.ADR@wellsfargo.com
Ligação gratuita através do telefone: +1 (800) 990-1135
Número direto (para ligações fora dos EUA): +1 (651) 453-2128

15) Como Posso Obter Preços Históricos das ADRs da TIM Para Efeito de Restituição de Imposto de Renda?

Preços históricos das ADRs da TIM poderão ser encontrados no website do JP Morgan (https://www.ADR.com).

Informações de contato sobre ADRs
JP Morgan Chase Bank N.A.
P.O. Box 64504
St. Paul, MN 55164-0854, USA
jpmorgan.ADR@wellsfargo.com

Ligação gratuita através do telefone: +1 (800) 990-1135
Número direto (para ligações fora dos EUA): +1 (651) 453-2128

Histórico de Cotações, acesse aqui.