1T08

1T08

    Destaques 1T08

    • Presença nacional alcançada desde 2002, representada por maior infra-estrutura de rede, cobertura mais pontos de venda, recarga e serviço ao cliente que a concorrência.
    • A TIM registrou um crescimento 23,7% ano-a-ano na sua base de clientes, enquanto o mercado nacional cresceu 23,2% no mesmo período. No final de março, a TIM tinha 32,5 milhões de clientes, com 1,3 milhão de adições líquidas no 1T08.
    • A participação do segmento pós-pago atingiu 20,8% (versus 18,6% da média da concorrência).
    • A cobertura GSM da TIM atingiu 92,8% da população urbana do país, atendendo 2.706 cidades (10% mais do que no 1T07).
    • A receita média por usuário (ARPU) totalizou R$29,5 no 1T08, uma queda de 14,2% em relação ao 1T07, devido à agressividade nas promoções de tráfego, aumento da penetração na população de baixa renda e migração do tráfego entrante para chamadas intra-rede adotada pelo mercado como um todo.
    • A receita líquida total atingiu R$2.993 milhões no trimestre ou 5,3% acima do 1T07. A receita líquida de serviços foi 6,6% maior que o 1T07 atingindo R$2.838 milhões superior ao registrado no 1T07.
    • A receita de serviços de valor agregado (VAS) totalizou R$327,1 milhões no 1T08, um crescimento de 29,0% em relação ao 1T07, representando 8,4% da receita de serviços (versus 7,1% no 1T07).
    • No 1T08, a margem EBITDA atingiu 17,9% (EBITDA de R$535,4 milhões, uma queda de 19,4% ano-a-ano). O EBITDA foi impactado por um modesto aumento na receita e um elevada provisão para devedores duvidosos.
    • A provisão para devedores duvidosos atingiu R$271,7 milhões, equivalente a 9,6% da receita líquida de serviços (versus 6,5% no 1T07). O aumento nas despesas com inadimplência resultou de uma campanha agressiva de televendas no segundo semestre de 2007. O processo de vendas deste canal foi remodelado para se tornar mais rigoroso na política de crédito.

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