9342 TIM | Relações com Investidores - 3T09

3T09

3T09

    Destaques do 3T09

    • Como planejado no 2T09, o terceiro trimestre foi o período "voltamos a falar". Evidências podem ser observadas através da recuperação do MOU, seguindo o sucesso do plano Infinity. Podemos verificar também consecutivas melhorias de market share e adições líquidas no pós-pago.
    • Sobre a Marca, a TIM aumentou seus gastos em publicidade e propaganda, elevando sua participação para ~29% dos gastos totais em mídia no ano.
    • Base de assinantes: 39,6 milhões de clientes, 12,5% A/A. Tal desempenho continuou a refletir nossa recuperação comercial. O market share incremental alcançou 27,3% no 3T09, bem acima do mesmo período de 2008 (18,3%).
    • O plano Infinity continuou a impulsionar o crescimento da base pré-paga e já alcançou mais de 11 milhões de clientes no 3T09.
    • MOU registrou 90 min. (vs. 73 min. em 2T09), seguindo grande aceitação do plano Infinity.
    • ARPU em R$26,5 no trimestre, um desempenho estável quando comparado em bases trimestrais, mesmo apesar do forte volume de adições líquidas e da queda do ARPM nos últimos 2 trimestres.
    • A receita líquida de serviços cresceu 5,0% T/T, para R$3.083 milhões – refletindo a recuperação do tráfego pré-pago e aumento da base pós-paga.
    • Receitas brutas de VAS atingiram R$496 milhões, aumento de 23,0% ano-a-ano e representando 12% da receita líquida de serviço.
    • Inadimplência: continuou a melhorar! R$99,6 milhões, uma queda de -30,5% A/A e igual a 3,2% das receitas líquidas de serviço.
    • Despesas operacionais permaneceram praticamente sem variação T/T e A/A, totalizando R$2.579 milhões no trimestre - esforço comercial foi parcialmente neutralizado pelo Plano de Eficiência.
    • EBITDA totalizou R$758,8 milhões, 3,1% maior que o 2T09, em função da melhoria na receita líquida total, mas ainda 5,0% abaixo do 3T08.
    • O Lucro líquido foi de R$61 milhões, contra prejuízo de R$12 milhões no 3Q08 e R$15 milhões no 2Q09.

Copyright TIM Celular 2015 - Todos direitos reservados.

imgCapctha